domingo, 7 de junho de 2009

Doenças pulmonares pautam debate médico em Marília

A Regional Marília da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo realiza, em 20 de junho, palestra sobre Tromboembolismo Pulmonar (TEP) e a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Parte do programa de educação continuada da SOCESP, o evento objetiva aprimorar principalmente o conhecimento dos cardiologistas, mas também é aberto a pneumologistas, geriatras e clínicos.

 

De acordo com o presidente da SOCESP Regional Marília, dr. Paulo Moreira, a despeito de se tratar de doenças do pulmão, estão muito presentes na prática diária do cardiologista, seja na emergência ou no consultório.

 

O TEP, por exemplo, provoca dores no peito, sintoma que coincide com o de diversas doenças cardíacas. "Não se pode confundir com infarto ou com qualquer outra patologia de características semelhantes. Diante de uma dor torácica, é preciso considerar todas as possibilidades de diagnóstico", alerta o dr. Moreira.

 

Além disso, a longo prazo, pode ter conseqüências para o pulmão e o coração. "O tromboembolismo pode matar, dependendo da gravidade. E se não for fatal, tem chances significativas de provocar uma hipertensão pulmonar", explica o dr. Moreira.

 

Casos de DPOC também podem levar a problemas cardiovasculares. Geralmente relacionada ao tabagismo, o mal é caracterizado por alterações crônicas que provocam a obstrução das vias aéreas. "Interessa ao cardiologista porque é uma doença muito comum que pode atrapalhar a evolução de pacientes que já tem algum problema no coração."

 

O diagnóstico, as causas, o tratamento e o funcionamento das doenças serão abordados pelo dr. Luís Carlos Losso, professor assistente doutor da Faculdade de Medicina da Fundação ABC e diretor do Centro de Doenças Torácicas do Hospital Prof. Edmundo Vasconcelos.

 

 

Serviço

Data: 20 de junho de 2009

Horário: 9h

Gratuito

Local: Quality Sun Valley Hotel

Endereço: Rua Aimorés, 501 – Marília/SP

Informações: (14) 3433-5458

 

Acontece Comunicação e Notícias

www.acontecenoticias.com.br




--
http://www.farolcomunitario.com.br
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.