quarta-feira, 24 de junho de 2009

Saúde e Fiocruz oferecem curso de jornalismo científico

Inscrições para a capacitação gratuita vão até o dia 27 de julho. Ministério apoiará viagem de 20 profissionais da região Nordeste

 

O Ministério da Saúde (MS) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) oferecem um curso voltado para jornalistas ligados aos temas de ciência e tecnologia. Com a proposta de discutir a cobertura desses assuntos em diferentes meios de comunicação, o curso "Ciência e Mídia – Capacitação em Jornalismo Científico" será realizado entre os dias 2 e 4 de setembro, em Recife (PE).

O curso é gratuito e oferece 50 vagas. As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de julho, na página http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=2977, ou por correspondência. As palestras darão destaque às pesquisas na área de saúde, com atenção especial aos temas do Nordeste, como a cobertura de pesquisas nessa região, além de doenças negligenciadas e a relação entre assessorias de imprensa e jornalismo científico (veja programação).

 O Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit), apoiará a viagem de 20 jornalistas que atuem em universidades ou meios de comunicação de massa no Nordeste, por meio do pagamento de passagem, hotel e alimentação. Para participar, o profissional de comunicação deve enviar carta de recomendação de seu chefe, indicando-o para o curso e atestando sua liberação nos dias de aula.

 

SERVIÇO

"Ciência e Mídia – Capacitação em Jornalismo Científico"

Público-alvo: jornalistas que atuem em meios de comunicação de massa e em universidades e instituições de pesquisa.

Inscrições: até 27 de julho, na página http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=2977.

 

Outras informações: decit@saude.gov.br

 

Endereço para envio da correspondência:

Ciência e Mídia - Curso de Capacitação em Jornalismo Científico

Ministério da Saúde                                                 

Departamento de Ciência e Tecnologia

Esplanada dos Ministérios, Bloco G, 8º Andar, Sala 851

 

Programação

Quarta-feira, 2 de setembro

9h – Abertura, com a participação de Leonor Maria Pacheco dos Santos, diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde

- Apresentação do curso: objetivos, docentes; atividades; práticas concebidas; perfil e expectativas dos participantes.

9h30 – Mesa-redonda: Ciência e jornalismo científico no Nordeste.

Coordenadora: Fabiane Cavalcanti, Jornal do Commercio

12h30 - Almoço

13h30 – Palestra: Doenças negligenciadas: por que são tão negligenciadas? Carlos Morel, Fundação Oswaldo Cruz (a confirmar)

14h30 – Palestra: cobrir temas de pesquisa em saúde: dicas e desafios, Luis Eugênio Portela Fernandes, Universidade Federal da Bahia

15h30 – Café

15h45 – Palestra: O Canal Futura e a divulgação científica

Débora Garcia, Canal Futura

Quinta-feira, 3 de setembro

9h – Palestra: A assessoria de imprensa e o jornalismo científico, Wagner Barbosa de Oliveira, Coordenadoria de Comunicação Social/Fiocruz

10h – Café

10h15 – Mesa-redonda: Cobertura de temas de pesquisa em saúde no Nordeste

Coordenador: Itajaí de Oliveira Albuquerque, Gestão do Conhecimento/Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde

Palestrantes: Verônica Almeida, Jornal do Commercio (a confirmar); Leda Régis (Fiocruz/PE); Beatriz Castro (TV Globo Nordeste); Fabiana Mascarenhas (A Tarde/BA – a confirmar).

12h30 – Almoço

13h30 – Sessão: Exercícios práticos. Luisa Massarani, Museu da Vida/ Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e SciDev.Net; Bruna Cruz, Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fiocruz/PE; Catarina Chagas, Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.

15h10 – Café

15h25 – Continuação dos exercícios práticos

17h – Lançamento da publicação do Curso de Jornalismo Científico preparado pela World Federation of Science Journalists.

Sexta-feira, 4 de setembro

9h – Palestra: Cientistas e jornalistas: uma tensão necessária. Ildeu de Castro Moreira, Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia/SECIS/MCT

10h – Café

10h15 – Mesa-redonda: Ciência no rádio: um espaço a ser explorado.

Coordenadora: Silvia Santos, Centro de Pesquisas Aggeu Magalhçaes, Fiocruz/PE. Palestrantes: Carlos Moraes, Rádio Jornal; Ismael Holanda, Conexão Saúde – UFPE; Luisa Massarani, Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.

12h30 – Almoço

13h30 – Palestra: Novas tecnologias e jornalismo científico, Reinaldo Lopes, G1.

14h30 – Café

14h45 – Como cobrir controvérsias. Discussão sobre a importância de cobrir temas controversos da ciência e da tecnologia, com orientações práticas. Exercício prático. Luisa Massarani, Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e SciDev.Net; Bruna Cruz, Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fiocruz/PE; Catarina Chagas, Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.

17h – Avaliação e finalização do curso.

 

Agência Saúde

 


--
http://www.farolcomunitario.com.br
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.