quinta-feira, 18 de junho de 2009

GANEPÃO faz raio-X do fast food

O Ganep Nutrição Humana promove, de hoje a 20 de junho de 2009, no Centro Fecomercio de Eventos, em São Paulo, o III Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada (CBNI) e Ganepão 2009. O tema central dos debates científicos será "Nutrição como Condicionante da Qualidade de Vida".

 

Entre diversas discussões de importância, destaque para o painel Diagnóstico: o raio X do fast food. Problemas como a falta de equilíbrio nutricional merecerão especial atenção de renomados especialistas, já que, atualmente, os alimentos de preparo rápido são consumidos com frequência por todas as faixas etárias.

 

A explicação para o problema é simples: a falta de informação básica. Muitos ainda não têm consciência de se tratar de uma opção pouco saudável.

 

"Lanches rápidos como sanduíches e até mesmo os grelhados e as saladas servidos em certas redes alimentícias costumam ter sódio em excesso. Nestes locais, também é comum a oferta de refrigerantes artificiais, e de sobremesas com alto teor de gordura e açúcar. Enfim a escolha poderá ser um cardápio pouco nutritivo e de alto valor calórico", pondera o dr. Rubens Feferbaum, nutrólogo e professor livre docente em pediatria da Universidade de São Paulo

 

O consumo de alimentos rápidos e sua relação com o aumento da obesidade, a influência da propaganda na escolha de dietas equivocadas desde os primeiros anos de vida até a adolescência são outras questões que merecerão abordagem durante o painel Diagnóstico: o raio X do fast food. Também estará em pauta o binômio alimentação X hipertensão infantil.

 

"Até produtos utilizados na alimentação de lactentes como fórmulas lácteas e o 'fast food de lactentes', as conhecidas papinhas, passaram por adequações nutricionais, em especial no seu conteúdo de sódio. Tais produtos apresentavam elevados índices do mineral e seu consumo exagerado poderia ocasionar distúrbios futuros, como a hipertensão arterial". Atualmente estes produtos contêm menores quantidades ou somente o sódio presente nos seus ingredientes alimentares. No entanto, muitos produtos industrializados, consumidos largamente por crianças e adolescentes, como snacks, biscoito e alimentos congelados contém elevados teores de sal, motivo de preocupação dos pediatras e das autoridades regulatórias da alimentação infantil ", informa o dr. Rubens.

 

Aliás, os especialistas recomendam a redução do sal, mas sem radicalismo. Não se deve bani-lo, pois em dosagem adequada é benéfico; contribui para manter o equilíbrio dos fluídos no organismo e, junto com o cálcio e o fósforo, participa na matriz do osso em crescimento.

 

 "Além disso, há um problema cultural, pois a forma como é administrado já está inserida no contexto familiar. O saleiro em cima da mesa e a forma como apura o sabor dos alimentos levam a família a utilizá-lo de forma inadequada na alimentação infantil. Daí, o hábito segue por toda a vida", comenta o dr. Rubens.

 

III Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada (CBNI) e Ganepão

Data: 18 a 20 de junho de 2009

Local: Centro Fecomércio de Eventos

Endereço: Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista - São Paulo - SP

 

Acontece Comunicação e Notícias




--
http://www.farolcomunitario.com.br
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.