segunda-feira, 15 de junho de 2009

Revista Dasartes # 4

Especialistas do meio editorial na área da cultura participam de debate durante o lançamento da quarta edição da Revista DASartes 

DASartes é uma revista bimestral sobre artes visuais que está antenada nos principais processos e acontecimentos das artes do Brasil e do mundo 

    A ação reforça o compromisso do Santander Cultural em fomentar iniciativas de fortalecimento e empreendedorismo em torno do mercado cultural brasileiro.  
 

     Porto Alegre, 15 de junho de 2009 – O lançamento da quarta edição da Revista DASartes ocorre no próximo dia 18 de junho, das 18h30 às 20h30, no Moeda Bar e Restaurante. Idealizada e promovida pelo Santander Cultural, a iniciativa apresenta a publicação à região Sul e reúne importantes especialistas do meio editorial na área da cultura durante um encontro seguido de debate. Adolfo Navas (DASartes), Cláudia Laitano (Zero Hora), Leandro Selister (site artewebbrasil) e Blanca Brites (Revista Porto Arte), entre outros, falam sobre publicações especializadas em cultura, que inclui os critérios editoriais adotados por cada veículo ou grupo de comunicação.

     O evento se encaixa no ciclo de lançamentos da Dasartes, que a cada edição pretende agitar uma cidade diferente com discussões sobre temas polêmicos das artes, sempre privilegiando convidados locais e contando com o apoio de centros culturais de excelência. Para a edição de abril, a Dasartes organizou uma palestra com o artista plástico Vik Muniz para discutir o distanciamento entre o público e a arte, sob o tema "Arte para quem?", no Museu de Artes de São Paulo. Em agosto, o lançamento deve ocorrer no Museu da República, em Brasília.

      Atualizada e completa, a quarta edição da revista DASartes traz aos leitores abordagens exclusivas, em sintonia com o panorama nacional e mundial das artes visuais e mantém a linha de matérias e entrevistas inéditas com artistas internacionais. Pela primeira vez, a provocante e desafiadora artista japonesa americana Yoko Ono conversa com uma publicação brasileira. Tão feminista e polêmica quanto era nos anos 1960, quando seu caminho cruzou o de John Lennon e mudou a história da música, Yoko acaba de ser premiada com o Leão de Ouro da Bienal de Veneza deste ano, um dos mais importantes prêmios para artistas internacionais.

     Temas palpitantes, como o da valorização de alguns artistas brasileiros no mercado internacional, também estão nas páginas do novo número da revista, abordados por um artigo sobre a nova exposição de uma superartista brasileira. Depois de lançar polêmica após ter vendido um quadro por mais de US$1 milhão em leilão da Sotheby's em 2008, Beatriz Milhazes divide opiniões: há os que a amam, há os que a condenam, mas ninguém lhe é indiferente. A arte colorida de Beatriz Milhazes estampa a capa da Dasartes de junho, com fotos exclusivas de sua retrospectiva na Fundação Cartier em Paris.

     Mas a publicação vai além com matérias sobre artistas brasileiros e uma entrevista sobre o conceito de usar a arte para aproximar países e fomentar relações comerciais . Fernando Greiber, diretor do Comitê Cultural da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) fala com excluividade para a DASartes e traz posicionamentos inusitados sobre o tema.

     Esta combinação de assuntos é decidida pelo editor Adolfo Montejo Navas e a editora executiva Liege Gonzalez, criadora da revista, baseados nos eventos e exposições que estão atraindo atenção no Brasil e no mundo naquele momento. A pauta busca balancear artistas brasileiros e internacionais, famosos e pouco conhecidos, além de assuntos relacionados à arte, como a valorização e conservação de obras de arte, o colecionismo, história da arte, notas sobre o mundo da arte e sobre o mercado. A Dasartes traz ainda um dossier, que reúne elaborações de diversos autores sobre um tema, que na quarta edição será "Arte e Tecnologia". Para definir os assuntos abordados, os editores contam com o auxílio de conselheiros das diversas áreas das artes, como o curador Agnaldo Farias e a artista plástica Regina Silveira, entre outros.

     O equilíbrio também é considerado ao definir os colaboradores. "Como buscamos uma revista que seja interessante ao iniciado e ao leigo, devemos ter autores que fujam do estilo hermético tão comum aos livros de arte, mas também buscamos prestigiar nomes importantes da crítica e da produção artística" explica Liege.

     Criada sem patrocínio, a revista se apoia na publicidade para financiar sua produção, com departamento comercial gerenciado pela empresa LeMídia. O apoio das galerias e centros culturais, principais anunciantes, tem sido essencial para sua continuidade. A Dasartes também é procurada por anunciantes que buscam divulgar seus produtos e serviços às classes A e B, como Cartier, Land Rover e outros. Apesar de crescente, a publicidade e as vendas em banca ainda não cobrem todos os custos da revista, que acaba de ter seu projeto aprovado pela lei Rouanet de incentivo fiscal e atualmente busca patrocinadores.

     DASartes é uma  publicação da editora O Selo – Grupo Indexa e o editor-chefe é Adolfo Montejo Navas, artista, crítico e curador. Na data de lançamento no Santander Cultural, a revista será distribuída gratuitamente. Depois continuará à disposição do público por R$ 17,90, com tiragem limitada, na loja Livros e Objetos, próxima à portaria principal do Santander Cultural.  

Grupo Santander Brasil
Relações com a Imprensa
 

Editora O Selo – Revista Dasartes
Renata Souza
Dptº Marketing| DASartes


 
 



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