sexta-feira, 19 de junho de 2009

Meeting VIDA MARINHA alerta para a preservação dos mares

Cerimônia de abertura do 2º Meeting Vida Marinha - foto José Luiz Borges
 
Autoridades se comprometem com o ambiente marinho e mergulhador usa imagens aquáticas em prol da conscientização

"Precisamos cuidar para que a nossa Amazônia Azul não vire um rio Tietê". Foi com essa comparação que o senador Aloizio Mercadante chamou atenção do público presente nesta quinta-feira (18/06) na abertura do 2º "Meeting VIDA MARINHA - Desenvolvimento e Preservação dos Mares", que acontece até amanhã (19), no Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini - Concais, no Porto de Santos (SP). Cerca de 380 pessoas acompanharam os compromissos de autoridades para o desenvolvimento de uma política pública e cuidados com o litoral paulista e brasileiro.
 
Na cerimônia que abriu o Meeting estavam, além do senador, os prefeitos das cidades de Mongaguá, Paulo Wiazowski Filho; do Guarujá, Maria Antonieta de Brito; e de Cubatão, Márcia Rosa; além do deputado federal Beto Mansur, deputados estaduais Luciano Batista, Paulo Alexandre Barbosa e Maria Lucia Prandi, o secretário do meio ambiente, Flávio Rodrigues Correa, representando o prefeito de Santos, mais o Diretor-Presidente da TV Tribuna, Roberto Clemente Santini.
 
O senador Aloizio Mercadante parabenizou a iniciativa da TV Tribuna, afiliada Rede Globo na Baixada Santista e Vale do Ribeira, em realizar pelo segundo ano consecutivo um seminário que trata de questões ambientais marinhas. "O Brasil precisa ter uma atitude mais firme quanto à preservação do nosso litoral e oceano. Este evento inovador é de grande importância para esse debate. Quem sabe, faça parte de uma agenda nacional em Brasília", defendeu.
 
Após a cerimônia de abertura, Lawrence Wahba trouxe o tema "A TV como ferramenta de educação ambiental". Mergulhador há 26 anos, ele passou a exercer a profissão de cinegrafista por acaso. "Eu era chamado de mentiroso quando falava das coisas maravilhosas que via no fundo do mar, então passei a filmar", disse Wahba que foi muito aplaudido assim que apareceu no palco. "Vocês estão me confundido com alguém, eu não vou cantar, sou só um mergulhador", brincou.
 
Mas não um qualquer. Lawrence Wahba é referência mundial no assunto que soma mais de 3.500 mergulhos em todo o planeta e através de suas imagens passa uma mensagem de preservação e conscientização. "Há aquela frase que diz: o que os olhos não vêem, o coração não sente. Acredito que meu trabalho contribui para que a sociedade possa ver as belezas do fundo do mar e sintam a necessidade de preservá-las".
 
E foi isso que aconteceu no Cine Roxy de Santos desde a segunda-feira. A "Mostra Vida Marinha de documentários sobre o mar" apresentou gratuitamente os quatro melhores trabalhos do cinegrafista e de sua equipe, encerrando nesta quinta-feira com o filme "A Ilha dos Golfinhos", premiado com Palma de Bronze no Festival Mundial de Imagens Submarinas, em Antibes, na França.
 
No Meeting, Wahba disse que é comum as pessoas reclamarem das autoridades por não fazerem nada, e muitas vezes com razão. Porém, uma atitude simples em qualquer praia e a qualquer hora pode salvar um animal marinho. "Reclamar é fácil, mas muda muito pouco. Agora, se cada um retirar um saco plástico jogado na areia fará uma diferença enorme. Isso evita que ele vá para o mar e cause a morte por asfixia de uma tartaruga que se alimenta de água viva e confunde o plástico com o seu alimento".
 
São mensagens assim que o mergulhador aproveita para passar nos canais de televisão. Entre tantos exemplos, ele citou um programa infantil intitulado Histórias da Natureza, produzido em 1999, veiculado na TV Cultura. Cenas de lixos no fundo do mar e de animais marinhos que narram os perigos existentes e o tempo que se leva para a decomposição de plásticos, pneus, latas, entre outros itens.
 
Hoje, o mergulhador apresenta um quadro mensal no "Domingão do Faustão" da Rede Globo e comemora a oportunidade que tem de contribuir com essa mudança de atitude. "Imagina falar para 45 milhões de expectadores para recolher o saco plástico, de não jogar lixo no mar? Se 10% se sensibilizar já haverá uma mudança significativa e vários animais marinhos salvos", ressaltou Wahba, que faz parte do casting de diretores da produtora BossaNovaFilms.
 
A problemática do lixo nos oceanos é séria e alarmante. Lawrence disse que quando mergulhou no mar do Caribe a 660m de profundidade, encontrou pneus, privadas e muito lixo. "Nos documentários mostro muita a beleza da vida marinha e isso é apaixonante, mas infelizmente, há também muitas cenas preocupantes e tristes".
 
Após a palestra de Wahba, foi apresentado o painel: "A importância da participação da iniciativa privada apoiando projetos de preservação da vida marinha". Os convidados Carlos Torres, Gestor de Programas Ambientais da Petrobras e Suami Macedo, Membro do Instituto Arcor Brasil e Bióloga do Projeto Tamar, provaram que as empresas brasileiras dão muito mais do que apoio financeiro. Elas conhecem e participam ativamente das atividades nas organizações ambientais que apóiam.
 
Como exemplo positivo, Suami citou o "Programa Escolar Amigos do Mar", que é desenvolvido pelo Instituto Arcor em parceria com o Projeto Tamar. O trabalho serve como ferramenta para professores de escolas públicas difundirem a educação ambiental para crianças e adolescentes. São apostilas que permitem um ensino de forma lúdica, com fotos, curiosidades e desenhos. Desta forma, estimula os jovens a preservarem o meio ambiente, especialmente as águas naturais. Dezesseis estados brasileiros já foram contemplados com esta ação.
 
Completando o debate, Carlos Torres ressaltou a importância que a Petrobras tem em trabalhar de mãos dadas com os projetos que apóia. "Não queremos manter uma relação distante de patrocinador x instituição. Nosso objetivo é fazer parte das propostas e ver o comprometimento com a causa. Precisamos sentir o brilho no olhar de quem solicita apoio", comentou o gestor ambiental. Só no período de 2002 à 2007, a Petrobras investiu 5,7 bilhões de reais em meio ambiente.
 
O 2º "Meeting VIDA MARINHA - Desenvolvimento e Preservação dos Mares" continua nesta sexta-feira. Às 9 horas, o Prof° Doutor da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Otto Gadig, abre o dia com a palestra: Ataques de tubarões e sua relação com impactos ambientais. Em seguida, às 10 horas, o Reitor da UNIMONTE - Centro Universitário do Monte Serrat, Ozires Silva, fará a sua apresentação.
 
Na parte da tarde, às 14h30, Leandra Gonçalves, Coordenadora da Campanha de Oceanos do Greenpeace, será a palestrante. Às 15h30, acontece o Painel: A criação de Áreas de Proteção (APAs) no litoral de São Paulo e seus desafios na preservação, na criação de regras flexíveis e na fiscalização. Convidados para este debate estão: Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo, Secretário Adjunto da Secretaria Estadual do Meio Ambiente; Ingrid Maria Furlan Oberg, Chefe Regional do Ibama e Cintia Miyaji, Coordenadora do Curso de Oceanografia da UNIMONTE.
 
Às 17 horas, encerrando o Meeting VIDA MARINHA, o tema da palestra será sobre o Programa Antártico Brasileiro, ministrado pelo Contra-Almirante Francisco Carlos Ortiz, Secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar e o Capitão-de-mar-e-guerra José Robson Medeiros, Sub Secretário para o Programa Antártico Brasileiro.
 
O Meeting "VIDA MARINHA - Desenvolvimento e Preservação dos Mares" é uma iniciativa da TV Tribuna, afiliada Rede Globo na Baixada Santista e Vale do Ribeira, e realização Una Marketing de Eventos. Com patrocínio da Unimonte e Grupo Rodrimar. Apoio: MedMar, Concais, Mar Sub, Cine Roxy-Santos e Santos Film Commission.
 
Serviço:
 
Meeting "Vida Marinha - Desenvolvimento e Preservação dos Mares"
Data: 18 e 19 de junho
Local: Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini - Concais
Endereço: Avenida Cândido Gaffreé, s/nº - Armazém 25 - Interno do Porto de Santos - SP
Informações: (13) 3224-2211 - Una Eventos
 
PROGRAMA PRELIMINAR
(sujeito a confirmações e alterações)
 
Dia 19 de junho - sexta-feira
 
09h00 - Palestra: Ataques de tubarões e sua relação com impactos ambientais
Otto Gadig, Prof° Doutor da Universidade Estadual Paulista (UNESP)
 
10h00 - Palestra: Ozires Silva, Reitor da UNIMONTE - Centro Universitário do Monte Serrat                
 
10h45 - Intervalo
 
11h00 - Painel: Porto de Santos na luta pelo meio ambiente: O impacto causado pela água de lastro no aquecimento Global
Newton Narciso Pereira, Presidente da ONG Água de Lastro Brasil e pesquisador da Escola politécnica da USP
Aluisio Souza Moreira, Engenheiro da Codesp e doutorando da Universidade de São Paulo
Solange Lessa, Ph.D. em Ciências (ICBII/USP-SP) na área de Concentração de Perigos Microbiológicos com foco na Gestão Ambiental Portuária
 
12h30 - Intervalo para almoço
 
14h30 - Palestra: Leandra Gonçalves, Coordenadora da Campanha de Oceanos do Greenpeace
                                      
15h30 - Painel: A criação de Áreas de Proteção (APAs) no litoral de São Paulo e seus desafios na preservação, na criação de regras flexíveis e na fiscalização
Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo, Secretário Adjunto da Secretaria Estadual do Meio Ambiente
Ingrid Maria Furlan Oberg, Chefe Regional do Ibama
Cintia Miyaji, Coordenadora do Curso de Oceanografia da UNIMONTE
 
16h45 - Intervalo
 
17h00 - Palestra: Programa Antártico Brasileiro
Contra-Almirante Francisco Carlos Ortiz, Secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar
Capitão-de-mar-e-guerra José Robson Medeiros, Sub Secretário para o Programa Antártico Brasileiro
 
 
Por Marcos André Araújo e Anna Gabriela Ribeiro

--
http://www.farolcomunitario.com.br
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.