terça-feira, 23 de junho de 2009

Viver com mais saúde - Especialistas da USP lançam livro hoje

Especialistas da USP reúnem em livro orientações abrangentes para a boa saúde: desde conhecimentos básicos até os avanços da ciência para a prevenção e o tratamento das doenças.

Será lançado hoje, 23 de junho, às 20h, no WTC Hotel,  na Marginal Pinheiros, a obra Viva com mais Saúde. Organizado pelo Prof. Dr. José Antonio Ramires, diretor da Divisão Clínica do Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas), o livro traduz o esforço de 51 especialistas da USP, de diversas disciplinas, para reunir todas as orientações necessárias para a manutenção da boa saúde e para a prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças. Isso tudo por meio de medidas simples do dia a dia, transmitidas em linguagem clara. "É o livro de cabeceira de quem quer manter a saúde com base no conhecimento científico consagrado de uma das maiores universidades do mundo, a USP", diz Dr. Ramires.

Para ser efetiva, a saúde deve ser vista sob os diversos aspectos da vida humana, afirma o organizador da obra, "desde aqueles relacionados ao ambiente socioeconômico e educacional até os emocionais, psicológicos e fisiológicos".  É assim que o leitor encontra no livro tanto informações básicas, como a escolha e conservação adequadas de alimentos, quanto orientações de como identificar sintomas preocupantes e , neste caso, de qual especialidade médica procurar.  São abordadas também as perspectivas da ciência para o desenvolvimento de tratamentos cada vez mais eficientes para as doenças crônicas.

Segundo Dr. Ramires, Viva com mas Saúde também tem um forte apelo socioeducativo. "Suas orientações têm como base  preceitos essenciais a uma economia autosustentável e a uma relação saudável do ser humano com o meio ambiente, inclusive o urbano".

Além da ampla gama de especialistas médicos da FMUSP (Faculdade de Medicina da USP), foram convidados para compor o livro, entre outros, docentes da Esalq (Escola Superior de Agricultura - para falar sobre uso, conservação e seleção dos alimentos. Professores da Poli (Escola Politécnica) abordam no livro a correta utilização e preservação da água como elemento vital ao ser humano.

Especialistas da Faculdade de Direito do Largo São Francisco dão orientações sobre direitos do cidadão ao atendimento médico e ao acesso à medicação.

O aprendizado e os distúrbios de comportamento são tratados na obra por docentes do Instituto de Psicologia; e os princípios para a manutenção da saúde bucal, pelos professores da Faculdade de Odontologia.

Da Faculdade de Ciências Farmacêuticas vêm informações sobre o uso, a preservação e os riscos dos medicamentos em casa. A saúde da mulher, por sua vez, é tratada pela Faculdade de Saúde Pública, e as  orientações sobre exercício físico e prática de esportes, pela Faculdade de Educação Física.

SERVIÇO

Viva com mais Saúde: 51 especialistas da USP orientando você a viver mais e melhor
Editora: Phorte Editora, Edusp e Bando de Idéias
Coordenação: José Antonio Franchini Ramires
480 páginas
Preço: R$ 59,90
Informações:
http://www.phorte.com.br e 11-3141-1033.

Assessoria de Imprensa do Incor-HCFMUSP
Rita Amorim e Andressa Borini


-- 
http://www.farolcomunitario.com.br
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.