sábado, 6 de junho de 2009

Métodos não invasivos em pacientes com infarto

SOCESP orienta médicos de Araçatuba sobre uso de métodos não invasivos em pacientes com infarto

 

A Regional Araçatuba da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) realiza, em 19 de junho, palestra sobre métodos não invasivos para estratificação de risco de pacientes com síndrome coronariana aguda ou crônica. O objetivo é orientar médicos clínicos, cardiologistas, pronto-socorristas e intensivistas sobre os procedimentos adequados para a assistência ao paciente que chega ao hospital com infarto.

 

Ministrada pelo dr. Ibrahim M. F. Pinto, cardiologista do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, do Hospital do Coração e editor do Jornal da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a palestra abordará as indicações de eletrocardiograma, ecocardiograma, tomografia, ressonância, medicina nuclear, teste ergométrico, entre outros.

 

O conhecimento atualizado é fundamental na cardiologia. Afinal, uma dor intensa no peito, sintoma dos quadros mais graves, pode fazer com que se chegue a um diagnóstico equivocado.

 

O cateterismo, um dos métodos invasivos, não é arriscado apenas quando bem indicado. Já quando é uma urgência, o risco é de 1% para insuficiência renal aguda, aneurisma de coronária, entre outras consequências. Aliás, de acordo com o presidente da Regional, dr. Celso Biagi, na maioria dos casos de infarto, o paciente é encaminhado ao cateterismo.

 

"Não se deve submeter o paciente ao mínimo de risco se não for realmente necessário. A opção invasiva é mais freqüente nos casos de urgência, quando não há tempo para tantas análises, mas é fundamental saber dos outros métodos para utilizá-los quando adequado".

 

A disponibilidade de equipamentos para as avaliações mais específicas nem sempre é suficiente nas proximidades de Araçatuba. Sendo assim, os médicos do município acabam recebendo pacientes de toda a região.

 

"As cidades vizinhas possuem só os mais comuns e mais baratos, como o eletrocardiograma. Os casos mais complexos e que exigem maior número de métodos são encaminhados para Araçatuba, onde há todos os aparelhos necessários", explica o dr. Celso Biagi.

 

 

Serviço

Data: 19 de junho de 2009

Horário: 19h30

Local: Hotel Mariá

Endereço: Av. Anhanguera, 3909 - Araçatuba

Informações: (18) 3622-1120

 

Acontece Comunicação e Notícias 

www.acontecenoticias.com.br

 




--
http://www.farolcomunitario.com.br
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.