quarta-feira, 3 de junho de 2009

Lançamento da Campanha "África em Nós"


Secretaria de Estado da Cultura e Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias


CAMPANHA FOTOGRÁFICA "ÁFRICA EM NÓS"


Objetivo: A Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, por meio de sua Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias, lança a "Campanha Fotográfica África em Nós", que convoca a população paulista a mostrar, por intermédio da fotografia, o que ela vê, sente e compreende sobre a presença e herança africana no nosso dia a dia. A fotografia- com qualquer câmera, e em qualquer formato- será o veículo desse registro que se propõe a descobrir (redescobrir), a grandiosidade e a importância da matriz africana em nossas vidas. A curadoria da campanha é do renomado fotógrafo Walter Firmo. A campanha conta ainda com a consultoria do Embaixador Alberto Costa e Silva e do renomado artista plástico Emanuel Araújo.

Tema: O tema da "Campanha Fotográfica África em Nós", como o nome diz é a África, o "continente mãe". Como perceber essa África? Quais são os sinais deixados, transformados, porém perceptíveis na cultura brasileira? Esses sinais estão próximos ou distantes? Pode-se percebê-los no nosso dia a dia, nos gestos, na fala, nos nomes das coisas, nos cabelos, na nossa pele e feição. Cada participante deve realizar sua foto mostrando como vê e sente esta África que existe perto de nós. É também um exercício de valorização da nossa grande diversidade cultural, pois esta "África em Nós" não está mais sozinha, ela esta misturada, transformada e refeita dentro da cultura nacional. Esta campanha fotográfica pretende fazer com que os participantes olhem para as suas origens, suas raízes, seu entorno e de alguma forma ajude a aprender a conviver com as diferenças de vivência, modos, estilos, jeitos, visões de mundo, lugares e pessoas, que formam a população do estado de São Paulo e do Brasil.

Resultados da Campanha: As fotos serão recolhidas pelo site da campanha do dia 9 de junho até o dia 15 de setembro, fotos em papel podem ser enviadas para a Caixa Postal 13888 CEP: 01216970. Todas as fotos participantes ficarão expostas no site até o final da mesma. As melhores 100fotos selecionadas pela curadoria farão parte de um livro/catálogo e de uma exposição.



Evento: Lançamento da Campanha Fotográfica "África em Nós"
Local: Museu Afro Brasil - Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega - Parque do Ibirapuera - Portão 10
Dia: 9 de junho - Terça-feira
Horário: 19h


Leandro Rosa - Assessor de Cultura para Gêneros e Etnias





--
http://www.farolcomunitario.com.br
rede web de informação e cultura