O entrosamento da equipe de trabalho do atendimento residencial e a constante atualização destes profissionais interferem diretamente no tratamento
Profissionais motivados, bem treinados e que interagem com fluidez são de extrema importância no home care. Isso porque, além de oferecer atendimento domiciliar a pacientes com doenças crônicas, com necessidades especiais e por vezes bastante debilitados, o tratamento realizado fora do ambiente hospitalar conta frequentemente com a participação de familiares e funcionários, que raramente têm o treinamento e preparo psicológico necessários.
O profissional de home care deve saber trabalhar em equipe e ter flexibilidade e maturidade para aceitar intervenções familiares. "Cada residência tem suas regras, sua dinâmica, e é necessário, sempre que possível, adaptar o tratamento para manter a rotina o mais próximo da normalidade", explica Denise Van Aanholt, coordenadora da equipe de assistência domiciliar - Ganep Lar, divisão do Ganep Nutrição Humana.
Trabalho de equipe
A equipe multiprofissional de home care conta com médico, nutricionista, enfermeiro, auxiliar e/ou técnico de enfermagem, fonoterapeuta, fisioterapeuta, serviço social, psicólogo e, dependendo do caso, farmacêutico.
"Embora cada profissional tenha funções bem definidas, e respeite o limite alheio, eles conhecem as rotinas uns dos outros e se ajudam sempre que possível. Além disso, cada profissional deve ter conhecimento e desenvoltura suficiente para responder a quaisquer dúvidas dos familiares e do próprio paciente", explica.
Sem a devida orientação e o apoio, quando necessários, muitas famílias sentem dificuldade em se adequar à nova situação. "Um ente querido doente pode desestruturar uma família inteira se não houver o suporte adequado. Percebendo a situação a tempo, o serviço social e também o apoio psicológico podem ser acionados, repercutindo em excelentes resultados", avalia Denise.
Fora do ambiente de trabalho, os membros da equipe de home care precisam de atenção redobrada. Atividades de lazer ou encontros propostos pela equipe de marketing visam ao bem-estar da equipe.
"Esta modalidade exige demais dos profissionais envolvidos. Para eles, cada detalhe é muito importante. Fazemos questão de repassar os elogios recebidos dos pacientes, ministramos treinamentos constantes e promovemos a integração por meio de encontros informais".
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