terça-feira, 28 de julho de 2009

Prefeitos vão para sala de aula para aperfeiçoar os conhecimentos em gestão pública

Anos atrás seria motivo de piada e descrença dizer que o prefeito de uma cidade iria para a sala de aula aprender mais sobre gestão pública. Hoje isso é uma realidade. Pressionados pelas mudanças na legislação, estes políticos estão descobrindo que o conhecimento técnico é fundamental na hora de fazer planejamento urbano, criar consórcios de saúde ou até decidir o que fazer em termos de saneamento para o município. A sala de aula é o melhor caminho, por isso não param de crescer as Escolas de Governo em todo o país, entidades que fornecem capacitação para servidores públicos, vereadores e prefeitos.

Pelos bancos da Escola de Cidadania e Gestão Pública Oficina Municipal, por exemplo, já passaram os prefeitos de Mongaguá e Riversul, no Estado de São Paulo, e os de Arapicara, Taquarana, Girau do Ponciano, Coité do Nóia e Limoeiro, todos municípios de Alagoas, somente neste ano.

Por outro lado, muitos prefeitos e secretários também estão vendo que o conhecimento acumulado pela vivência pode e deve ser partilhado com outros colegas. Estes se tornam então professores e ministram cursos de Administração Municipal, como foi o caso do prefeito Eduardo Cury, de São José dos Campos.

Se houver interesse neste assunto, podemos indicar alguns dos prefeitos que já foram alunos e outros que ministram cursos para entrevistas.

Sobre a Escola de Governo e Gestão Local Oficina Municipal - é uma organização não-governamental (OSCIP) especializada na capacitação dos quadros de profissionais que atuam em Prefeituras, Câmaras de Vereadores, Conselhos Municipais e Consórcios Intermunicipais e ONGs. É uma instituição supra-partidária que desenvolve projetos locais e regionais por meio de parceiras com o poder público, entidades da sociedade civil, institutos e fundações privadas que atuam no Terceiro Setor. Desenvolve também projetos de cooperação com entidades internacionais dentre as quais destaca-se a Fundação Konrad Adenauer.

Criada em 2002 por um grupo de administradores públicos, urbanistas e empresários, a Oficina Municipal tem como objetivos centrais o aperfeiçoamento das instituições governamentais e o fomento da participação cidadã com vistas à construção do bem comum. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3032 4330 e as inscrições para os cursos e oficinas devem ser feitas pela Internet
www.oficinamunicipal.org.br

Egom Assessoria de Imprensa
--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.