terça-feira, 21 de julho de 2009

CNJ quer implantar sistema de controle financeiro no Judiciário

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) terá como meta para os próximos anos a implantação de um sistema de controle de gastos para o Poder Judiciário, que seria semelhante ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi)  do governo federal.  A ideia foi lançada nesta terça-feira (21/07) pelo presidente do CNJ, ministro Gilmar Mendes, durante a assinatura do termo de posse de oito novos conselheiros  na sede do Conselho em Brasília.   "Precisamos avançar mais e mais no controle e transparência de gastos", enfatizou o ministro ao defender a iniciativa. 


Nesta terça-feira, foram empossados os conselheiros   Jorge Hélio Chaves de Oliveira  e Jefferson Luiz Kraychychyn  (advogados e indicados pela OAB); juíza do trabalho Morgana de Almeida Richa  ( indicada pelo TST); juiz de Direito Paulo de Tarso Tamburini Souza ( indicado pelo STF) ;  desembargador Nelson Tomaz Braga ( indicado pelo TST), desembargador Leomar Barros Amorim de Sousa ( indicado pelo STJ) e o desembargador Milton Augusto de Brito Nobre ( indicado pelo STF) ; e o promotor de justiça Felipe Locke Cavalcanti ( indicado pelo Ministério Público Estadual).


A cerimônia de posse oficial da nova composição do CNJ será realizada no próximo dia 3 de agosto. A nomeação dos oito novos conselheiros foi publicada no Diário Oficial da União do dia 16 de julho.  Nos próximos dias, serão assinados os termos de posse de mais três  novos conselheiros - procurador José Adonis Callou de Araújo Sá   ( indicado pelo MPU ) , ministro Ives Gandra Martins Filho ( indicado peloTST) e o juiz Walter Nunes da Silva Junior ( indicado pelo STJ).
 
Em seu discurso, o ministro Gilmar Mendes  disse que, é necessário que o Judiciário tenha mais transparência na realização de seus gastos. "É preciso ter a noção de que temos de prestar contas e o CNJ contribui com esse tipo de noção no Judiciário", afirmou. O ministro enfatizou que o Conselho tem encontrado inúmeros problemas nas inspeções realizadas pelos tribunais do país. "O que temos encontrado nas inspeções sugere a ausência de controle", afirmou.  Segundo o ministro, a implantação de um modelo que traduza um Siafi do Judiciário vai ajudar no controle de gastos e na transparência do Poder Judiciário. "Estamos absolutamente convencidos que é necessário pensar num modelo que traduza um Siafi do Judiciário", mencionou. Gilmar Mendes disse ainda que o CNJ está promovendo uma reforma administrativa no Judiciário, lembrando que o País carece de uma reforma administrativa e de uma reforma de Estado.
 
Termo de posse -  Durante a assinatura do termo de posse dos novos conselheiros, o ministro Gilmar Mendes também destacou a atuação da Corregedoria Nacional de Justiça e os diversos programas de modernização do  Judiciário desenvolvidos pelo Conselho. Disse ainda que a atuação do CNJ passa necessariamente pelo diálogo com a sociedade. "O CNJ não se faz sem o engajamento de todos nós, de todos os integrantes do  Judiciário e de todos os servidores", disse.   Aos novos conselheiros empossados, o presidente do CNJ afirmou ser "um grande desafio aquele que está a frente dos senhores para os próximos dois anos". Salientou que eles darão continuidade ao trabalho desenvolvido para a modernização ." O  CNJ é um órgão que deu certo ", ressaltou .  Segundo o ministro,"é uma das instituições felizes na sua concepção e na implantação". Na avaliação do presidente do CNJ, os esforços realizados nos últimos quatro anos "foram traduzidos em benefício da população".


EN/SR
Agência CNJ de Notícias

Conselho Nacional de Justiça - Assessoria de Comunicação



--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.