segunda-feira, 20 de julho de 2009

Nova campanha tira principais dúvidas sobre Influenza A

Começa hoje a ser veiculada nova etapa de ações de comunicação
 para reforçar as informações sobre nova gripe

 

A partir de hoje, 20 de julho, entra no ar nas emissoras de TV e de rádio e jornais a nova etapa da campanha do Ministério da Saúde para reforçar, junto à população, a comunicação sobre Influenza A (H1N1). Foram produzidos filmes e spots com informações que esclarecem as formas de contágio, de transmissão e de tratamento da doença. Manter os brasileiros bem informados sobre a nova gripe tem sido uma das preocupações do Ministério, desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou a disseminação global do vírus causador da doença. O investimento nesta etapa da campanha estimado é de R$ 5 milhões.

A nova campanha atende às necessidades de informação identificadas em pesquisa realizada entre os dias 4 e 6 de julho, quando foram entrevistados 802 brasileiros. Os resultados do levantamento demonstram o bom nível de informação do brasileiro sobre o vírus.

As conclusões indicam que 66% dos entrevistados conhecem os sintomas da gripe A (H1N1) e que 75% já viu alguma propaganda sobre a doença. Outros 67% avaliaram de forma positiva a comunicação coordenada pelo MS sobre o tema. As demandas feitas pelos entrevistados em citação espontânea revelaram que as dúvidas mais recorrentes são sobre contágio (15%), sintomas (15%) e prevenção (13%).

 

POSTO DE SAÚDE - A campanha intitulada "Tire suas dúvidas sobre a Influenza A(H1N1)" tem como protagonista o Doutor Bactéria que explica, em linguagem simples, por exemplo, como se pega a nova gripe e quando se deve procurar atendimento médico. Além disso, as peças orientam o cidadão a não se automedicar e a procurar um posto de saúde ou seu médico de confiança caso a pessoa sinta os sintomas da nova gripe: febre, tosse, dor de garganta e dificuldade de respirar.  O país conta com 68 hospitais de referência que a rede pública possui em todos os Estados do país estão preparados para atender e tratar casos graves.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou durante coletiva de imprensa, na última quinta-feira (16), que as ações de comunicação vão continuar e serão reforçadas. "As ações de comunicação são uma iniciativa importante para manter a população esclarecida e haverá um reforço nas áreas de fronteira do Brasil com países do Mercosul", afirmou Temporão.

            Até o momento, o Ministério da Saúde fez cerca de 1 mil inserções na televisão sobre o tema, mais de 10 mil spots nas rádios de todo o país, fez ações específicas em grandes eventos, como a Parada Gay em São Paulo, e vem atuando nas redes sociais da Internet. Veja o balanço de algumas ações de comunicação:

 

Televisão aberta
545 inserções nas principais emissoras televisão aberta do país

Televisão por assinatura
409 inserções nas principais emissoras televisão por assinatura do país.

Rádio
10.987 inserções nas principais emissoras de rádio das 27 capitais e 2 emissoras jornalísticas com veiculação nacional

Televisão de plasma – Aeroportos
47.400 inserções nas televisões de plasma dos principais aeroportos do país.

Monitores Interativos – Aeroportos
244.400 inserções nos monitores dos aeroportos do país

Terminais de Auto-atendimento
1.908.000 inserções nos terminais de SP, RJ e ES. 

Jornal
4 inserções nos dois principais jornais do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e São Paulo
3 inserções nos 2 principais jornais das outras 23 capitais
124 inserções de jornal em toda a campanha 

Links patrocinados
Foram mais de 6,1 milhões de impressões, o que gerou mais de 228.000 mil cliques, que corresponde a uma taxa de click de 3,72%

Messenger
Foram 300 milhões de impressões, o que gerou 205.932 mil cliques

Produção Influenza – Geral
Panfleto – 5.280.000
Cartaz – 500.000
Folder 2 dobras – 2.070.000
Folder com DSV  – 1.500.000
Banner (só português) – 25
Banner trilingue (português, inglês e espanhol) – 90 

Evento específico - Parada Gay
Folder – 1.000.000

Evento específico - Festival de Inverno de Brasília
Folder - 10.000

Parceria com a Polícia Rodoviária Federal – Comandos da Saúde
Cartaz – 26.000
Panfleto – 150.000
Banners – 200

Páginas oficiais nas redes sociais
www.youtube.com/msgripesuina 
www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=ls&uid=10770038514992764886
http://twitter.com/msinfluenzaa


Agência Saúde


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