quarta-feira, 22 de julho de 2009

Equipe da Estrada Real mapeia as riquezas históricas, culturais e naturais de Lorena

O banco de dados com os pontos turísticos de Lorena estará disponível no site da Estrada Real 

Com o propósito de localizar as regiões turísticas e oferecer uma ferramenta para centenas de turistas que percorrem o caminho da "Estrada Real", a empresa TerraVision,de Minas Gerais,está detectando os pontos atrativos, que cortam o caminho da estrada.As visitas aos locais foram realizadas nos dias 21 e 22/07. 

Em Lorena, a empresa fez um primeiro levantamento de todos os pontos na região central da cidade. "Estamos colhendo as informações de serviços e pontos turísticos para serem armazenados em um banco de dados gratuito, que estará disponível via internet", disse Valdionar Gomes, auxiliar de geoprocessamento. 

Segundo ele, as pessoas terão acesso com todas as informações dos locais e poderão visualizar por meio google maps, no site www.estradareal.org.br 

Já na zona rural onde estão localizadas três fazendas que fazem parte do roteiro, os locais nos mostram a riqueza histórica, cultural e natural. 

A primeira a contar um pouco da nossa história é a fazenda Amarela localizada na BR-459, no quilômetro 80. O local construído em 1902 abrigou a primeira sede do Exército no Vale do Paraíba. Lá, existe uma pequena capela e uma belíssima vista para a Serra da Mantiqueira. 

As tradições não param por ai. Na estrada Municipal da Pedreira, está localizada a Fazenda da Conceição, cuja construção nos remete ao passado, época em que o café fortalecia a economia do País. Construída em 1958, teve como primeiro proprietário o Visconde de Guaratinguetá, e hoje pertence à família Ferraz Nunes. 

Mostrando o maior símbolo de Lorena, a "Fazenda das Palmeiras", é um atrativo natural e também cultural. No interior do casarão, os móveis e peças antigas mostram um pouco do que o local pode oferecer. A construção tem 158 anos. 

Para o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turístico, Gustavo Rodrigues, a importância do levantamento deste inventário que foi realizado pelo Grupo da Estrada Real, ajuda Lorena a se consolidar no mercado turístico. "A cidade está sendo incluída em um roteiro de grande importância para região. Com isso, as ofertas de atrativos históricos, culturais, naturais e religiosos ganham mais um incentivo", conta.

A Prefeitura também oferece todas as informações aos turistas e moradores na sede da Secretaria de Turismo, na Praça da Estação, sem número, no centro. 

Enderson Carvalho | Ex-Libris

Leia também: