quinta-feira, 23 de julho de 2009

Governo faz recomendação a alunos na volta às aulas

O Ministério da Saúde e o Ministério da Educação recomendam que os estudantes brasileiros com sintomas de gripe sigam orientações médicas e evitem retornar às atividades escolares até estarem completamente restabelecidos. A orientação tem como objetivo reforçar a prevenção contra a nova gripe, evitando assim que alunos infectados contagiem colegas. Professores e diretores de escolas também devem ficar atentos e orientar estudantes com sintomas a retornar às suas casas.

Pais e responsáveis devem levar seus filhos aos postos de saúde ao consultório médico de confiança ao perceberem os primeiros sinais de uma gripe, que são febre repentina, tosse, coriza, dores musculares, nas articulações e dor de cabeça.

Os sintomas da gripe comum, a sazonal, e a nova gripe, Influenza A (H1N1), são semelhantes, em sua maioria, a doença manifesta-se de forma leve. A grande maioria dos infectados se recupera rapidamente, sem necessidade do uso de medicamento antiviral (fosfato de oseltamivir).

Eventuais novas recomendações, como a possibilidade de adiamento do calendário escolar em alguns estados ainda está em discussão com as secretarias estaduais de saúde.

PREVENÇÃO

Para prevenir a doença, alguns cuidados básicos de higiene devem ser tomados. É importante criar o hábito de lavar bem as mãos com água e sabão e evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies. Além disso, não compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.


Agência Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.