segunda-feira, 20 de julho de 2009

Francal 2009 confirma retomada dos negócios no setor

Foi a maior edição já realizada, ocupando a área total disponível para montagem do pavilhão de exposições do Anhembi. Ao superar as expectativas de público e de negócios dos expositores, feira cumpriu o objetivo de movimentar as vendas da indústria de calçados e acessórios no segundo semestre.

Encerrada na última sexta-feira (17), a 41ª edição da FRANCAL – Feira Internacional de Calçados, Acessórios de Moda, Máquinas e Componentes recebeu, nos quatro dias, a vista de 55.700 profissionais do setor, superando as expectativas dos organizadores. Mais que o grande número de pessoas que passou pelo pavilhão, chama atenção a qualificação destes visitantes: 25.775 mil, ou 46,3% do total, foram compradores nacionais e internacionais, ou seja, público que foi à feira para fechar negócios imediatos ou futuros com os expositores.

Esse resultado coroa os esforços dos organizadores para atrair compradores e potencializar a realização de negócios no pavilhão. Desde o início do ano, quando as turbulências econômicas afetaram a indústria calçadista nacional tanto no cenário interno quanto no externo, a FRANCAL assumiu o compromisso de contribuir para a retomada dos negócios do setor.

Entre as diversas ações desenvolvidas para este fim esteve um agressivo plano de comunicação, que envolveu o envio intensivo de malas diretas e crachás personalizados para milhares de lojistas e importadores, e até o patrocínio da vinda de 100 compradores nacionais e 50 internacionais para a feira.

"Estamos com a sensação do dever cumprido", diz Abdala Jamil Abdala, presidente da FRANCAL. "Tenho certeza de que o segundo semestre será muito melhor para os fabricantes de calçados e acessórios, com maior produção e manutenção – e até mesmo geração – de emprego e renda".

Segundo o executivo, essa percepção nasce das conversas que ele manteve com um grande número de empresários durante o evento, onde muitos deles registraram que já nos primeiros dias esta edição havia superado as anteriores em termos de vendas – ou contatos que devem se converter em negócios nas próximas semanas.

Na avaliação do presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Milton Cardoso, a movimentação dos corredores da FRANCAL 2009 foi um sinal de que o segundo semestre deve ser de impulso nas vendas do mercado interno.

Ele destaca, porém, a urgência da implantação de medidas de proteção para impedir a entrada continuada de calçados chineses no Brasil. "A FRANCAL mostrou para o Brasil inteiro o potencial criativo da indústria calçadista, que poderia estar gerando milhares de novos empregos caso já tivéssemos estas regras de controle".

O diretor executivo da entidade, Heitor Klein, destacou que a FRANCAL serviu de palco para uma série de reuniões e encontros importantes para a tomada de decisões em nível setorial. "Atendemos em nosso estande visitantes de entidades de diversos países e de instituições nacionais, demonstrando que a FRANCAL, além de vender, também é foro de discussões e entendimentos intra-setoriais, tornando-se, nestes quatro dias, o cérebro setorial".

O número de importadores nesta edição também superou o do ano passado: 1.875 compradores, vindos de 79 países, tiveram oportunidade de entrar em contato com o que há de melhor na produção nacional de calçados, desde as coleções das grandes empresas até daquelas que têm produção limitada e dirigida a nichos de mercado.

Outro público que recebeu atenção especial por parte da organização foram os representantes comerciais, profissionais que são o principal elo entre os fabricantes e os lojistas.

A edição 2009 foi a maior já realizada nos 40 anos de existência da feira. O evento ocupou toda a área disponível para montagem do pavilhão do Anhembi e ainda teve que montar uma tenda externa para abrigar parte dos estandes. A FRANCAL é considerada a principal feira brasileira do segmento por apresentar os lançamentos da estação mais vendedora do ano para o setor, a primavera-verão. Historicamente, os negócios realizados pelos expositores na feira – e a partir dos contatos feitos nela – representam de três a quatro meses de produção e até oito meses de vendas no varejo.

Francal 2010

Abdala adianta algumas novidades da próxima edição. A mais significativa é a antecipação da data de realização, que passa para a primeira semana de julho, entre os dias 5 e 8. "Para os expositores, principalmente fabricantes de calçados masculinos, a vantagem é que dá mais tempo para atender os pedidos para o Dia dos Pais", explica.

Para os lojistas, a nova data – e o fato de começar numa segunda-feira – é mais favorável, pois os libera para dar atenção a seus estabelecimentos no final de semana. A mudança é fruto de pesquisa realizada com os dois públicos. "Em 2011, se possível, vamos tentar com a administração do Anhembi antecipar um pouco mais", garante Abdala.

FRANCAL 2009 – 41ª Feira Internacional de Calçados, Acessórios de Moda, Máquinas e Componentes
Data: 14 a 17 de julho de 2009
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - São Paulo
Promoção: Francal Feiras
Apoio: ABICALÇADOS - Associação Brasileira das Indústrias de Calçados e ABLAC - Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados
Primeira Página Assessoria de Comunicação e Eventos

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