domingo, 5 de julho de 2009

Simpósio em Santos aborda o que há de mais recente no tratamento da Insuficiência Cardíaca

A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) realiza, em 18 de julho, o simpósio Controvérsias em Cardiologia: Insuficiência Cardíaca (IC), em Santos. Será uma abordagem atualizada dos aspectos práticos de diagnóstico e tratamento da Insuficiência Cardíaca Congestiva.

 

Médicos do Hospital Auxiliar de Cotoxó, uma Divisão do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, ministrarão palestras sobre o perfil do paciente e da Insuficiência Cardíaca Congestiva, além de orientações para lidar com distúrbios decorrentes da doença durante o tratamento.

 

Posteriormente, será apresentado aos médicos o projeto SAVIC (Suporte Avançado de Vida na Insuficiencia Cardíaca Congestiva), uma sistematização do atendimento à doença realizada por especialistas do Incor e da UEL (Universidade Estadual de Londrina).

 

"É um ensinamento com o uso de uma metodologia moderna, com manequins inclusive, discussão de casos clínicos e orientações muito didáticas para a eficiência do tratamento", explica o dr. Antonio Carlos Pereira Barretto, um dos médicos responsáveis pelo projeto.

 

O próprio dr. Pereira Barretto também colaborará para a atualização levando novidades do último Congresso Europeu de Insuficiência Cardíaca. Estudos comparativos de remédios diferentes com efeitos semelhantes, pesquisas para otimização do atendimento, novos medicamentos são alguns tópicos que o especialista pretende abordar. "São coisas que surgiram agora e que já estão melhorando o prognóstico e a evolução do paciente", afirma o dr. Pereira Barretto.

 

A IC se configura hoje como um dos maiores problemas em relação à ocupação de leitos hospitalares. "É responsável por mais de 350 mil internações por ano apenas no SUS, sendo a principal causa de hospitalização no Brasil dos pacientes acima de 65 anos", alerta o dr. Pereira Barretto.

 

Os números se devem às diversas dificuldades para a realização do tratamento. Quando não há os devidos cuidados, acontecem as agudizações responsáveis por sobrecarregar os leitos hospitalares.

 

"Alguns medicamentos estão disponíveis na farmácia popular, mas outros, como os betabloqueadores – mais eficientes e que fazem a grande diferença no prognóstico – ainda não. Além do alto custo, há a necessidade de mudanças nos hábitos, como dieta controlada em sal e na quantidade de líquidos ingerida, prática de atividades físicas, e ainda de supervisão familiar sobre a ingestão dos remédios, porque são muitos", explica o dr. Sérgio Paulo Camargo, coordenador do simpósio.

 

 

Programação

- Perfil Clínico Hemodinâmico

Juliano N. Cardoso

- Manejo da Hipervolemia

Daniela Gualandro

- Piora da Função Renal do paciente com Insuficiência Cardíca descompensada, uma associação freqüente

Marcelo Ochiai

 Apresentação do projeto SAVIC

Manuel Canesim

- O que há de novo em Insuficiência Cardíaca

Antonio Carlos Pereira Barretto

- Considerações finais

Sergio Paulo Bueno de Camargo

 

 

Serviço

Data: 18 de julho de 2009

Horário: 8h30

Local: Associação dos Médicos de Santos

Endereço: Av. Ana Costa, 336

Informações: (13) 3289-5451 ou (11) 3179-0042

 

Acontece Comunicação e Notícias

www.acontecenoticias.com.br 




--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.