terça-feira, 2 de junho de 2009

Vazamento em Angra II: Tripoli cobra esclarecimentos

Deputado questiona acidente em usina nuclear 

Brasília (02 de junho) - O deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP) apresentou nesta terça-feira requerimento de informações ao Ministério do Meio Ambiente para ter acesso aos detalhes sobre o vazamento de urânio na usina nuclear de Angra II.

No acidente ocorrido no último dia 15, foi constatado que houve circulação de material radioativo nas dependências da usina. Além disso, pessoas foram contaminadas pela substância e tiveram de passar por processo de descontaminação.

CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS

No documento apresentado ao plenário da Câmara, Tripoli questiona a razão da demora na divulgação do acidente pela estatal Eletrobrás Termonuclear. "Somente onze dias após o incidente é que a sociedade civil tomou conhecimento. Ainda assim por intermédio de organizações não-governamentais e notícias veiculadas pela imprensa", atentou o parlamentar paulista.

O deputado também quer saber em quais circunstâncias ocorreu o vazamento do material radioativo; qual foi o nível de radiação atingido; os riscos de contaminação por seres humanos; os danos causados ao meio ambiente e as condições de armazenamento dos resíduos nucleares produzidos pela usina.

O requerimento ainda solicita esclarecimentos sobre as providências de segurança adotadas e qual foi atitude do Ministério do Meio Ambiente ao tomar conhecimento do ocorrido.

Fonte: Assessoria do deputado

Felipe Cabral
Assessoria de Imprensa MTB 7355 - JP/DF

Gabinete do Deputado Ricardo Tripoli - PSDB/SP 

http://www.tripoli.com.br




--
http://www.farolcomunitario.com.br
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.