sexta-feira, 3 de julho de 2009

Especial CIRCO realiza elenco de 36 atividades infantis gratuitas nos domingos de julho em Fortaleza

FORTALEZA, 03.07.2009 – Destaque na programação infantil do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108) em julho, o Especial CIRCO realizará um total de 36 atividades gratuitas para a garotada em todos os domingos (nove atividades em cada domingo – dias 5, 12, 19 e 26) deste mês, de 10h às 18h. A programação especial abrange 12 apresentações de quatro espetáculos de teatro infantil, oito oficinas de arte, quatro construções de histórias e uma minimaratona com 12 contações de histórias.

A série de teatro infantil inclui as seguintes peças: "Circolando", com a Cia. Mais Caras de Teatro e direção de Cláudio Ivo (dia 5); "Circo da alegria", com a Cia. Midê Alegria e direção de Desirée Silveira (dia 12); "Roda, Vida, Pano Circo", com grupo Fuzuê e direção de Edmar Cândido e Emanuel Breno (dia 19); e "O Circo", com o grupo Abre Alas e direção de Kildary Pinho (dia 26). Todos os quatro espetáculos são apresentados em três sessões em cada domingo: 10h30, 15h e 17h.

As oficinas de arte são de malabares e de bonecos. A primeira acontece às 11h30 e a segunda, às 12h30. Ambas são ministradas pelo grupo Vivação, nos dias 5, 12, 19 e 26. Logo a seguir, às 14h, acontecem as atividades de construção de histórias: "Hoje tem criação? Tem sim, senhor!", com Kelsen Bravos e Rafael Limaverde (dia 5); "Circulando", com Marcos Melo (dia 12); "Construindo histórias por um fio...", com Raimundo Moreira (dia 19); e "Pipoco e Pinel e suas histórias", com o grupo Garis (dia 26).

A minimaratona de contação de histórias traz três espetáculos a cada domingo, em três sessões: 16h, 16h40 e 17h20. No dia 5, apresentam-se a Cia. Catirina, Teddy Wiliams e Júlia Fiúza e Cia. No dia 12, grupo Era Uma Vez, grupo Conto e Encantos (do Circo Escola do bairro Bom Jardim), e Edivaldo Batista. No dia 19, Fernando Prado, Júlia Barros, e Maria Rita e Daiane Carneiro. No dia 26, Casa do Conto de Sobral (CE), Contadores de Histórias de Tamboril (CE) e Paula Yemanjá.

Conheça a seguir a programação detalhada do Especial CIRCO:

ESPECIAL CIRCO

UMA SÉRIE DE 36 ATIVIDADES GRATUITAS PARA A GAROTADA

12 ESPETÁCULOS DE TEATRO INFANTIL, OITO OFICINAS DE ARTE, QUATRO CONSTRUÇÕES DE HISTÓRIAS E UMA MINIMARATONA COM 12 CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS

CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE-FORTALEZA

(RUA FLORIANO PEIXOTO, 941 – CENTRO – FONE: (85) 3464.3108)

AOS DOMINGOS DE JULHO (DIAS 5, 12, 19 E 26)

DE 10H ÀS 18H

Teatro Infantil

Circolando (Fortaleza-CE)

Cia. Mais Caras de Teatro

Dia 05, dom, 10h30, 15h e 17h

Direção: Cláudio Ivo

Após perder seu circo em um incêndio, Viriato decide reconstruí-lo em um terreno baldio, onde também Cravo Branco pretendia montar o seu circo. O espetáculo traz cenas clássicas da relação do mestre de cena e do palhaço, muita música e números animados do universo circense. Classificação Indicativa: Livre. 50min.

Circo da Alegria (Fortaleza-CE)

Cia. Midê Alegria

Dia 12, dom, 10h30, 15h e 17h

Direção: Desirée Silveira

O mundo encantado do circo contado pela alegria do palhaço Risadinha desperta a inveja da Mágica Escalibu, que usa seus truques para fazer desaparecer a risada do palhaço. Contando com a ajuda da atrapalhada bailarina, viajam ao País da Alegria para trazer de volta a alegria do circo. Classificação Indicativa: Livre. 50min.

Roda, Vida, Pano Circo (Fortaleza-CE)

Grupo Fuzuê

Dia 19, dom, 10h30, 15h e 17h

Direção: Edmar Cândido e Emanuel Breno

Inspirados nos circos de pano de roda dos artistas de rua, três bufões tiram da manga personagens inusitados. Um deles é o menino Didu, que ao ver o circo chegar ao pequeno vilarejo se encanta pela magia do circo e segue com o mesmo pelas estradas da vida se tornando um grande acrobata. Classificação Indicativa: Livre. 50min.

O Circo (Fortaleza-CE)

Grupo Abre Alas

Dia 26, dom, 10h30, 15h e 17h

Direção: Kildary Pinho

Um circo de criaturas bizarras apresentando o espetáculo "mais horripilante da face da terra". Seres que não encontraram seu lugar no mundo e entraram para o circo. O que surpreende o público é que, na verdade, elas formam uma família e são artistas sensíveis e solidários que se comunicam através da arte e emocionam a platéia, fazendo-a ver para além das aparências. Classificação Indicativa: Livre. 45min.

Oficina de Arte

Oficina de Malabares (Fortaleza-CE)

Grupo Vivação

Dias 05, 12, 19 e 26, aos domingos, 11h30

Confecção, com material reciclado, de malabares como swing, bolas e argolas, utilizando papel crepom, cartolina, jornal, barbante, balões e areia. 60min.

Oficina de Bonecos (Fortaleza-CE)

Grupo Vivação

Dias 05, 12, 19 e 26, aos domingos, 12h30

Construção de bonecos palhaços e acrobatas, com colagem de adereços reciclados e outros materiais como tecido e cartolina. 60min.

Construindo Histórias

Hoje Tem Criação? Tem Sim, Senhor! (Fortaleza-CE)

Dia 05, dom, 14h

Facilitador: Kelsen Bravos e Rafael Limaverde

De forma simples e divertida, o escritor Kelsen Bravos e o ilustrador Rafael Limaverde sensibilizam e estimulam a criançada para a (re)criação coletiva de narrativa sobre um dia no circo. Em seguida, individualmente ou em pequenos grupos, os participantes orientados pelos artistas registram seus textos e ilustrações. 50min.

Circulando (Fortaleza-CE)

Dia 12, dom, 14h

Facilitador: Marcos Melo

As crianças desenvolverão textos a partir das cantigas dos palhaços que anunciam a chegada do circo na cidade, convocando com alegria a criançada para o espetáculo. 50min.

Construindo Histórias por um Fio... (Fortaleza-CE)

Dia 19, dom, 14h

Facilitador: Raimundo Moreira

Entre risos e alegria as crianças construirão, a partir de um fio e da imaginação, interessantes personagens, imagens, desenhos e histórias sobre o universo circense. 50min.

Pipoco e Pinel e suas Histórias (Fortaleza-CE)

Dia 26, dom, 14h

Grupo Garis

Os palhaços Pipoco e Pinel andam tristes e desiludidos, pois pensam que a magia do circo está acabando. "Será que o circo vai acabar?". "O que podemos fazer para salvar o circo?". Em seguida, as crianças criarão soluções para que o mundo do circo continue a brilhar. 50 min.

Contação de Histórias

MINIMARATONA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Cia. Catirina (Fortaleza-CE)

Dia 05, dom, 16h

Revivendo a história do circo no Brasil e a influência dos circos internacionais, desenrolam-se números narrados com espetaculares histórias, em sua maioria coletadas do acervo da pesquisadora/narradora Josy Correia. 40min.

Teddy Williams (Fortaleza-CE)

Dia 05, dom, 16h40

O circo vem chegando e com ele um mundo de emoções. Bichos enormes, que dão medo só de olhar, e outros que desejamos levar para casa; bailarinas, trapezistas, malabaristas, os famosos palhaços e muito mais. Dos lugares por onde passaram e das pessoas desses lugares, histórias que jamais serão esquecidas. 40min.

Júlia Fiúza e Cia. (Fortaleza-CE)

Dia 05, dom, 17h20

Base primordial do circo, o palhaço (bufão) representa a essência humana, retratando as dores e alegrias sob a perspectiva da brincadeira. Narrando histórias de vida de alguns dos principais palhaços de todos os tempos, tentaremos compreender esta força mágica. 40 min.

Grupo Era uma Vez (Fortaleza-CE)

Dia 12, dom, 16h

Um programa de contos variados, onde o riso e a alegria serão sensações vivenciadas e recheadas de canções e brincadeiras. Este programa trabalha o riso como algo necessário para a vida e suas dificuldades, onde, através da alegria das boas histórias nosso ambiente possa se transformar, ficando mais colorido e perfumado. 40min.

Grupo Conto e Encantos - Bom Jardim (Fortaleza-CE)

Dia 12, dom, 16h40

Este grupo de contadores de histórias tem um motivo especial para contar histórias de circo. Sabe por quê? Eles são artistas de circo. Eles são as estrelas do Circo Escola do Bom Jardim. Palmas para eles! 40min.

Edivaldo Batista (Fortaleza-CE)

Dia 12, dom, 17h20

Paçoca é o melhor palhaço da cidade, o preferido de todas as crianças e adultos. No entanto, ele tem um segredo: ele não sorri. Por que será? Venha ouvir e se emocionar com essa história. 40min.

Fernando Prado (Fortaleza-CE)

Dia 19, dom, 16h

O circo é festa e tem palhaços bons à beça. Essa é uma história diferente, cheia de amizade e repente. Nesta apresentação, Fernando Prado escolheu ótimos contos e cantigas para revelar a magia do circo. 40min.

Júlia Barros (Fortaleza-CE)

Dia 19, dom, 16h40

Se o palhaço passava anunciando "hoje tem espetáculo!", era um dia de alegria. Parece que o circo ficou mesmo dentro da TV, mas, com maestria, a narradora apresenta uma contação de histórias com o encanto e a magia do circo. 40min.

Maria Rita e Daiane Carneiro (Fortaleza-CE)

Dia 19, dom, 17h20

As crianças amam o circo! Nesta contação de histórias, as contadoras relembrarão episódios de um palhaço que... Ah! Não conta o final! 40min.

Casa do Conto (Sobral-CE)

Dia 26, dom, 16:00

Venha participar de um momento inesquecível com um circo cheio de imaginação e alegria, trazido pela turma da Casa do Conto de Sobral. Venha rir, venha participar! O circo chegou na cidade e vai ficar no coração da criançada. 40 min.

Contadores de Histórias de Tamboril (Tamboril-CE)

Dia 26, dom, 16h40

A turma da Casa do Conto em Tamboril apresenta: O Maravilhoso Mundo do Circo. A apresentação fará um resgate da história do circo, que reúne manifestações de sentimentos diversos que vão da alegria à melancolia, através das lembranças de um ícone circense: o palhaço. 40 min.

Paula Yemanjá (Fortaleza-CE)

Dia 26, dom, 17h20

Paula Yemanjá conta a história de um palhaço que é a única pessoa a melhorar, com suas brincadeiras e piadas, o humor de um príncipe deprimido. Cansado desse trabalho, o pobre palhaço tem uma crise de nervos. E agora, como ele alegrará o rapaz? 40min.

Luciano Sá
assessor de imprensa do Centro Cultural Banco do Nordeste


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.