quinta-feira, 16 de julho de 2009

No Ano da França no Brasil, Jean Dubuffet tem retrospectiva em São Paulo

Exposição no Instituto Tomie Ohtake revela trajetória do pintor, em sua primeira retrospectiva na América Latina

A primeira retrospectiva Jean Dubuffet na América Latina foi aberta na noite de 15 de julho em São Paulo, permitindo ao público paulista de conhecer o conjunto de sua obra, em uma rara mostra que reúne a trajetória do grande artista francês da segunda metade do século XX. O evento encantou os convidados presentes, que ficaram impressionados pela oportunidade de acompanhar a evolução da obra de Dubuffet. A exposição integra as comemorações oficiais do Ano da França no Brasil e ficará em cartaz no Instituto Tomie Ohtake até 7 de setembro.

"Vendo nessa retrospectiva a evolução da arte dele, é possível notar nas suas primeiras fases o quão sólido ele é e o olhar contemporâneo que ele tinha. Estou realmente impressionado com o número de obras e a extensão e amplitude da mostra, que permitem situar o Dubuffet para o público brasileiro como efetivamente um dos artistas mais importantes da segunda metade do século XX", destacou o Conselheiro José Mário Ferreira Filho, Chefe do Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. 

A mostra reúne 84 obras vindas da Fundação Dubuffet, em Paris. "É a primeira vez de Dubuffet na América Latina, o que é muito importante. É uma retrospectiva que mostra bem a evolução da sua obra", ressaltou o presidente da Fundação Dubuffet, François Gibault. "A mostra reúne apenas obras que vieram da Fundação, que foi criada pelo próprio Dubuffet, e, portanto, composta por quadros que Dubuffet guardou para ele mesmo. É um pouco a visão de Dubuffet sobre sua própria obra", explicou a curadora da exposição e diretora da Fundação, Sophie Webel.

Nas salas do Instituto Tomie Ohtake, o público pode constatar a evolução criativa de Dubuffet. "É importante mostrar uma obra completa para dar a oportunidade ao público brasileiro de conhecer melhor o itinerário do artista francês", completou o Cônsul Geral da França em São Paulo, Jean-Marc Gravier.

A retrospectiva é um dos pontos altos do calendário oficial do Ano da França no Brasil. "Jean Dubuffet foi um artista seminal e ele traz por ocasião do Ano da França no Brasil uma contribuição absolutamente indispensável para que a gente possa compreende-lo, pela beleza, pela cor, pela simplicidade do seu traço", avaliou o presidente do Comissariado Brasileiro do Ano da França no Brasil, Danilo Santos de Miranda. 

A iniciativa de trazer a obra de Dubuffet para São Paulo partiu do Instituto Tomie Ohtake. "É um artista importante, que nunca esteve aqui antes. É um artista de primeira linha, que sempre andou na contramão da arte", comemorou o presidente do Instituto, Ricardo Ohtake.

"É um dos eventos mais importantes do Ano da França no Brasil, é uma exposição magnífica. Jean Dubuffet foi um artista muito importante para a segunda metade do século XX, sua criatividade e liberdade foram marcantes. Toda essa criatividade e abertura são o símbolo do Ano da França no Brasil", destacou o Conselheiro de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França, Pierre Colombier. 

Na noite de abertura da exposição, convidados puderam apreciar a obra de Dubuffet e constatar a evolução de seu trabalho. "É uma exposição rara, muito difícil de repetir uma exposição como essa, porque ela pega do começo da carreira do Dubuffet e vem até os últimos anos de trabalho dele, passando por todas as fases. Ver o conjunto da obra dele é uma preciosidade. Esse arranjo de pinturas, essa possibilidade de ver a evolução do trabalho de um grande pintor é uma coisa muito difícil de se ver, mesmo fora do Brasil", apontou o secretário adjunto de Cultura da cidade de São Paulo, José Roberto Sadek.

Os patrocinadores do Ano da França no Brasil (http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br/) são:

Comitê dos patrocinadores franceses:
Accor, Air France, Alstom, Areva, Caixa Seguros, CNP Assurance, Câmara de Comércio França-Brasil, Dassault, DCNS, EADS, GDF SUEZ, Lafarge, PSAPeugeot Citroën, Renault, Saint -Gobain, Safran, Thales, Vallourec.

Patrocinadores brasileiros:
Banco Fidis, Bradesco, BNDES, Caixa Econômica Federal, Centro Cultural Banco do Brasil, Correios, Eletrobrás, Fiat, Gol, Grupo Pão de Açúcar, Infraero, Oi, Petrobras, Santander, Serpro, SESC. 

Parceria e realização:
TV5, Ubifrance, Aliança Francesa, Culturesfrance, Republique Française,TV Brasil, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Cultura,Governo Federal do Brasil. 

Assessoria do Ano da França no Brasil: Entrelinhas Comunicação
--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.