sábado, 30 de maio de 2009

Ocorrências de casos humanos de influenza A (H1N1) - 30/05/2009

MINISTÉRIO DA SAÚDE

GABINETE PERMANENTE DE EMERGÊNCIAS 

 

NOTA À IMPRENSA

 

Sábado, 30/5/2009, às 17h

 

Ocorrências de casos humanos de influenza A (H1N1)

 

 1.    O Ministério da Saúde informa que, na tarde deste sábado (30), foram confirmados mais quatro casos de infecção pelo vírus Influenza A (H1N1):  dois em Santa Catarina, um em São Paulo e outro no Tocantins.

 

2.    Com esses, somam 20 os casos confirmados da doença no Brasil, nos estados de São Paulo (08), Rio de Janeiro (05), Santa Catarina (04), Minas Gerais (01), Rio Grande do Sul (01) e Tocantins (01). Para todos os casos, estão sendo realizados busca ativa e monitoramento de todas as pessoas que estabeleceram contato próximo com esses pacientes.

 

3.    Os novos casos confirmados de São Paulo e Tocantins foram contaminados nos Estados Unidos.  Já os dois pacientes de Santa Catarina contraíram a doença no Brasil, de paciente que veio dos EUA.

 

4.    Até o momento, são seis os casos detectados de transmissão autóctone (dentro do território nacional), todos com vínculos epidemiológicos com pacientes procedentes do exterior. Desse modo, a transmissão no Brasil é limitada e não há evidência de sustentabilidade da transmissão de pessoa a pessoa do vírus da Influenza A (H1N1).

 

5.    O Ministério da Saúde também acompanha 19 CASOS SUSPEITOS de Influenza A (H1N1) em 10 estados do país. As amostras com secreções respiratórias dos pacientes estão em análise laboratorial.

 

6. Os casos suspeitos estão nos estados de São Paulo (05), Rio de Janeiro (03), Rio Grande do Norte (03), Distrito Federal (02), Minas Gerais (01), Rondônia (01), Alagoas (01), Bahia (01), Goiás (01) e Roraima (01).

 

7.  Além disso, 17 casos estão EM MONITORAMENTO em 9 estados; e o número de casos DESCARTADOS até hoje é de 346.

 

8.   Até o momento, há 19 países com casos autóctones de transmissão do vírus: Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, EUA, Itália, Japão, México, Panamá, Peru, Reino Unido e Romênia.

 

      9. Segundo a OMS, o México, os EUA e o Canadá são os únicos países considerados com transmissão sustentada.

 

      10. Neste sábado, 57 países têm casos confirmados e divulgados da doença, de acordo com informações dos governos ou da Organização Mundial de Saúde (OMS). 

 

 

Agência Saúde




--
http://www.farolcomunitario.com.br
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.