quinta-feira, 21 de maio de 2009

Dia do Apicultor é comemorado nesta sexta-feira


É nesta sexta-feira (22/05) que se comemora o Dia do Apicultor, aquele que cria abelhas, em especial as do gênero Apis, para a produção do mel, própolis, geléia real e outros produtos. Não por acaso, a data também celebra Santa Rita de Cássia, que, reza a lenda, teria sido cercada por um enxame de abelhas quando criança e no momento de sua morte, e por isso é considerada a padroeira da profissão, exercida pelos egípcios desde 3200 a.C.

A apicultura também pode ser praticada por lazer, mas é preciso levar em consideração a importância da atividade para culturas diversas e suas dificuldades, já que o desmatamento provoca queda na produção do apiário. "A falta de vegetação nativa afeta a produtividade em varias regiões do país, principalmente em nosso estado. Outro problema grave que prejudica a apicultura no Brasil e em todo o mundo é o uso indiscriminado de agrotóxicos em diversas culturas e que afeta diretamente as abelhas e a sua produção", explica Manoel Tavares, ambientalista e diretor geral da Apis Flora, principal indústria nacional de mel e derivados apícolas. 

Existem cerca de 500 mil apicultores profissionais no país, que trazem lucros para a economia brasileira com exportações e importações do produto. Além disso, a polinização, transferência de grãos de pólen de uma flor para outra, também é uma vantagem proporcionada pela apicultora.

"O apicultor traz um beneficio ainda maior para a economia, já que através do transporte das suas colméias para a polinização de culturas como citros, girassol, maçã, pêssego, feijão e outras, provoca aumentos de produtividade que podem variar de 40 a 100%", conclui Tavares.

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa
www.nucleodanoticia.com.br


 




--
http://www.farolcomunitario.com.br
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.