segunda-feira, 25 de maio de 2009

Contexto e Oportunidades é o tema da Semana do Empreendedor MAUÁ 2009

Evento promovido pela Escola de Administração Mauá acontece de 26 a 28 de maio em São Paulo; inscrições abertas ao público

 

As duas faces de um cenário em crise compõem o tema da 9ª edição da Semana do Empreendedor Mauá. Com o título "Contexto e Oportunidades", o evento se propõe a ser um espaço de debates sobre a conjuntura atual e as oportunidades surgidas em meio a crise mundial, sob a ótica do empreendedorismo e da sustentabilidade. Promovida, anualmente, pela Escola de Administração Mauá, do Instituto Mauá de Tecnologia, a Semana busca a interação entre estudantes e público participante com profissionais empreendedores atuantes no mercado, por meio de palestras e mesas-redondas. A edição 2009 será realizada no campus da instituição, na zona sul de São Paulo, de 26 a 28 de maio. A participação é aberta ao público e as informações sobre as inscrições estão disponíveis no site www.maua.br.

 

Segundo o professor Hazime Sato, diretor da Escola de Administração e coordenador da Semana do Empreendedor Mauá, a escolha do tema tem como objetivo possibilitar aos palestrantes relacionar o cenário de crise com os caminhos, aconselhados ou adotados, em cada situação específica e, assim, estimular o debate. Para o diretor, o tema empreendedorismo independe de crise. "É uma necessidade, face ao cenário de rápidas inovações e mudanças de paradigmas. Evidentemente, este panorama traz um leque de oportunidades inovadoras, envolvendo novas necessidades, correções de rumo e novas fronteiras", admite, acrescentando que a dinâmica atual tem gerado muita discussão, nas aulas, entre os alunos da Mauá.

 

Hazime Sato, no entanto, é crítico em relação a como o tema empreendedorismo ainda é tratado. De acordo com ele, fala-se muito em 'espírito empreendedor' no meio universitário, principalmente nos cursos de Administração, mas o espaço a ser percorrido ainda é grande para disseminar a atitude pró-ativa empreendedora. "Empreendedorismo não se ensina, na minha forma de ver, como uma disciplina da grade curricular; empreendedorismo envolve o desenvolvimento ou o despertar da atitude empreendedora no estudante, ou seja, a percepção de uma oportunidade e a tomada de iniciativas para concretizá-la, agora, de forma sustentável, e a Mauá oferece o ambiente propício para isso", afirma.

 

Na Administração Mauá, toda programação curricular tem como um dos pilares o desenvolvimento e o exercício da atitude empreendedora, com uma forte formação de visão e de percepção sistêmica, visando facilitar a identificação de oportunidades em diferentes cenários e circunstâncias, fortalecendo, assim, o fomento ao empreendedorismo, a pró-atividade e a criatividade que caracterizam a formação dos alunos da Mauá "O resultado positivo desta estratégia é comprovado pelas inúmeras ações empreendedoras de nossos formandos em diferentes situações", assegura o diretor.

 

Evento tradicional - A Semana do Empreendedor Mauá é um evento extracurricular anual promovido pela Escola de Administração Mauá com o objetivo de ampliar o debate sobre temas atuais e fazer com que profissionais que atuam no mercado compartilhem experiências com os estudantes. "Ouvir e dialogar com pessoas de vivência empreendedora permite o disparo de insights e, conseqüentemente, identificar novas possibilidades. É uma transferência parcial de conhecimentos vivenciais e este é o objetivo primordial da Semana", assinala Hazime Sato.

 

Para o diretor da Escola de Administração da Mauá, o sucesso da Semana pode ser comprovado pelas referências e citações, em diferentes oportunidades, feitas por instituições congêneres e empresários, empregadores e profissionais do mercado. A programação da edição 2009 prevê a realização de palestras e mesas-redondas, todas no período noturno. Entre os palestrantes confirmados estão Ângela Tamiko Hirata, da São Paulo Alpargatas; Alexandre Pundek Rocha, assessor Sênior do Banco Central, a empresária Alessandra Abud Fonseca e José Roberto Kassai, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Para o encerramento, uma atração gourmet surpresa, preparada pela empresa de um ex-aluno da Administração Mauá.

 

Serviço: Semana do Empreendedor Mauá 2009

Período: 26 a 28 de maio de 2009

Horário: a partir das 19 horas

Inscrição: R$ 15,00

Local: Escola de Administração Mauá, Rua Pedro de Toledo, 1071, Vila Mariana – São Paulo.

Informações no site www.maua.br

 

Di Fatto Central de Comunicação




--
http://www.farolcomunitario.com.br
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.