sábado, 2 de maio de 2009

Programa radiofônico Cultura & Música festeja 60 versões da canção Asa Branca

Criado para divulgar a agenda de eventos do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza e de outros equipamentos culturais da capital cearense, o programa Cultura & Música tornou-se referência nas tardes de segunda-feira, quando vai ao ar pela rádio Universitária FM www.radiouniversitariafm.com.br .  

Com formato dinâmico e original, o programa tem como suporte a apresentação de entrevistas e blocos com títulos sugestivos, evidenciando a produção cultural e artística da região Nordeste e suas interfaces com linguagens de outras regiões brasileiras e do exterior.

Incluído como estratégia de comunicação do Banco do Nordeste do Brasil, o programa Cultura & Música configura-se como importante suporte para divulgação da programação do Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza, abordando temas relacionados à música, cinema, artes visuais, artes cênicas, literatura, cursos, oficinas, debates e espetáculos direcionados ao público infantil.

No ar desde agosto de 2007, o Cultura & Música, destaca-se ainda pela veiculação de uma versão diferente do clássico Asa Branca no encerramento de cada programa, justificada pelo de a canção criada por Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira awe considerada como hino da região Nordeste. Gravada originalmente pelo Rei do Baião, em 3 de março de 1947, Asa Branca tem sido regravada por inúmeros artistas brasileiros e músicos de outros países. A comemoração pelos 60 anos do primeiro registro de Asa Branca serviu de mote para criação do quadro Asa Branca 60 anos, inserido nas primeiras edições do Cultura & Música.

Apresentado atualmente com o título Asa Branca, o quadro destaca a antológica canção da dupla Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, e na próxima segunda-feira, 4 de maio, será a vez da sexagésima versão da canção veiculada no programa, tendo sido escolhida para esta ocasião a gravação de Luiz Gonzaga, acompanhado de  Dominguinhos, Guadalupe, Manassés, Oswaldinho, Raimundo Fagner e Sivuca. O registro aconteceu em show realizado no Rio, em maio de 1984, tendo como palco o Teatro João Caetano.

O programa Cultura & Música, seu encontro com a agenda cultural de Fortaleza, vai ao ar toda segunda-feira, das 16 às 17 horas, pela rádio Universitária FM e conta com produção e roteiro do cantor, compositor e produtor musical Calé Alencar, sendo apresentado pelos jornalistas Aurora Miranda Leão e Nelson Augusto. O Cultura & Música conta com apoio da Casa da Memória Equatorial e é patrocinado pelo Banco do Nordeste do Brasil.

SERVIÇO :

Programa radiofônico Cultura & Música - 60 ASA BRANCA

QUANDO: Segunda-feira, 4 de maio

Hora: 16h às 17h

ONDE: RÁDIO UNIVERSITÁRIA FM

www.radiouniversitariafm.com.br  e www.auroradecinema.com.br

Contatos: culturaemusica@hotmail.com

Rádio Universitária FM: 85.3366.7474

Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza: 85.3464.3108


Aurora Miranda Leão
www.auroradecinema.com.br