sábado, 2 de maio de 2009

Rock-Cordel Especial seleciona bandas cearenses para maior festival de heavy metal do mundo, Wacken Open Air (Alemanha)

Dia 9 de maio (sábado)

SELETIVA CEARENSE PARA O FESTIVAL WACKEN OPEN AIR (W:O:A BATTLE)

Seletiva que levará um grupo de heavy metal do Brasil ao festival WACKEN OPEN AIR, que acontece anualmente na cidade de Wacken (norte da Alemanha), um dos mais importantes eventos musicais ao ar livre do mundo. A edição deste ano será realizada durante o verão europeu nos dias 30, 31 de julho e 1º de agosto do corrente.

Mais importante festival europeu de heavy metal, o megaevento germânico reunirá grupos de 22 países de quatro continentes (Europa, América, Ásia e Oceania), com público previsto em torno de 62 mil pessoas de todas as partes do mundo.

Do Wacken Open Air, participam bandas de heavy metal da Europa (Alemanha, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Inglaterra, Itália, Irlanda, Noruega, Polônia, Portugal, Suécia e Suíça), América (Brasil, Canadá, México e EUA), Ásia (Israel e Japão) e Oceania (Austrália).

Seletiva em Fortaleza

BANDAS CONCORRENTES NO CEARÁ:

A Trigger to Forget - Influenciados pelo thrash metal old school, passeando pelo death metal melódico, como também pelo metal core. O trabalho do grupo vem tendo repercussão positiva em sites e revistas especializadas, além de convites para shows, mostras e festivais no Norte-Nordeste.

Betrayal - Thrash metal agressivo, curto, direto e veloz. O CD demonstrativo "HUMAN DESTRUCTION", capitaneado pelo selo cearense Gallery Production, rendeu comentários positivos em fanzines, webzines e revistas de grande circulação como a Roadie Crew (SP).

Dr. Divine - Possui influências que vão desde o blues, passando pelo rock and roll, hard rock e heavy metal. As letras retratam os conflitos sociais, os anseios e neuroses da sociedade contemporânea resultando numa pulsante e vigorosa sonoridade.

Roadsider - Banda autoral, mesclando peso, velocidade e agressividade, transitando entre o thrash metal, o stoner rock e influência de grupos como: Pantera, Crowbar, Down, Slayer, Black Label Society, Sepultura, Kyuss, Black Sabbath e Corrosion of Conformity.

Samhain Fall - Heavy metal tradicional com sonoridade contemporânea, fazendo um som direto, pesado e agressivo. Possui em seu currículo participações em CDs coletivos e nos principais eventos locais, estando prestes a lançar o primeiro CD individual através do selo Panela Discos.

A realização da seletiva cearense é fruto de parceria entre o Banco do Nordeste, a Associação Cultural Cearense de Rock e a revista Roadie Crew, visando fortalecer o intercâmbio e o trabalho musical de grupos da região Nordeste.

Com tiragem mensal de 40 mil exemplares, a Roadie Crew, pelo terceiro ano consecutivo (com 48% dos votos em 2007), foi eleita a melhor revista brasileira de rock, pelos usuários do Whiplash (www.whiplash.net <http://www.whiplash.net/> ), considerado desde 1996 o mais completo site de rock e heavy metal do País.

Presidente do Júri da Seletiva Cearense: Luiz Carlos Vieira

Formado em Direito pela Universidade de Coimbra, Portugal. Escreve artigos para os jornais Mundo Lusíada (São Bernardo do Campo) e Empresas & Negócios (São Paulo). Colaborador e membro da equipe de redatores da revista Roadie Crew há 10 anos, tendo colaborado ainda com as revistas portuguesas Blast! e Metal-Heart. Como músico, tocou guitarra nas bandas Darkness Wolf e Midnight (pré-Sunseth Midnight). Fala inglês, francês, italiano e, atualmente, cursa a língua árabe.



Programação do Rock-Cordel Especial começa no dia 6 de maio (quarta-feira)

Programação especial com a exibição de vídeos e documentários realizados por alunos da Associação Cultural Cearense de Rock (ACR), resultado do curso de audiovisual promovido pelo Ponto de Cultura ABC Digital.

A programação também conta com a exposição fotográfica "2º Rock.Doc: luz, câmera e distorção", que retrata os bastidores da produção dos videoclipes, através da lente da fotojornalista Karen Pedregal e apresentação de shows musicais com as bandas Canino Song (18h) e Obskure (18h50), no dia 06 de maio (quarta-feira).

No dia 07 (quinta-feira), apresentação das bandas Thrunda (18h) e Clamus (18h50). Finalmente, no dia 09 (sábado), mais uma edição do W:O:A Metal Battle, seletiva com as bandas A Trigger to Forget (15h), Betrayal (15h50), Dr. Divine (16h30), Roadsider (17h20) e SamhainFall (18h).

A banda vencedora da seletiva regional irá participar da final nacional que acontecerá no dia 24 de maio deste ano, na cidade do Rio de Janeiro, que levará um grupo de heavy metal do Brasil ao festival WACKEN OPEN AIR, edição 2009, na cidade de Wacken, na Alemanha.



PROGRAMAÇÃO



Dia 6 de maio (quarta-feira)

16:00 exibição do documentário "Massafeira: Festival de Amostragem"

16:20 exibição do documentário "Mães de Metal"

16:40 Bate-papo com os realizadores e coordenadores do Rock.Doc

17:30 Abertura da exposição Fotográfica "Rock.Doc: luz, câmera e distorção"

18:00 exibição do videoclipe e apresentação musical da banda Canino Song

18:55 exibição do videoclipe e apresentação musical da banda Obskure



Dia 7 de maio (quinta-feira)

16:00 exibição do documentário "Forrozeiro Todo"

16:20 exibição do documentário "ACR.Doc"

16:40 Bate-papo com os realizadores e coordenadores do Rock.Doc

17:30 Visitação a exposição fotográfica "Rock.Doc: luz, câmera e distorção"

18:00 exibição do videoclipe e apresentação musical da banda Thrunda

18:55 exibição do videoclipe e apresentação musical da banda Clamus



Dia 9 de maio (sábado)

15:00 A Trigger to Forget

15:50 Betrayal

16:30 Dr. Divine

17:20 Roadsider

18:00 Samhain Fall



Dia 6 de maio (quarta-feira)

Canino Song - Desenvolve um trabalho calcado no rock and roll tradicional, fundindo elementos do heavy metal e do chamado BRock e letras que narram experiências cotidianas e leituras do mundo atual, tendo sido registradas no DVD "Balance e Dance".

Obskure - Referência do heavy metal no estado do Ceará, com 20 anos de existência, está prestes a lançar o segundo CD, "Dense Shadows of Mankind", com dez músicas cantadas em inglês que versam sobre as problemáticas sociais, políticas e existenciais.



Documentário - Massafeira Livre - Festival de Amostragem

Aviso aos Navegantes: o Massafeira Livre começou faz muito tempo, até bem antes do que quando se materializou em forma de um grande ajuntamento de som, imagem, movimento, poesia, e muita, muita festa de 300 artistas transando tudo isso, numa efervescência febril, bela e loucamente solta durante quatro dias.



Ficha técnica

Diretor: Robério Araújo

Produção: Grupo Subvercine

Produtor Executivo: Wagner Kerensky

Direção de arte e fotografia: Lyse Horn

Roteiro e câmera: Djaci José

Produção de locação e edição: Natália Viana

Direção de elenco e de figurino: Quezia Souto

Continuista: Patrícia Moura



Documentário - Mães de Metal

O documentário traz o relato de mães de músicos de bandas de rock pesado de Fortaleza. Através de contrapontos de idéias, as mães dialogam e expressam o interesse dos filhos por este tipo de música, suas preocupações com essa escolha e o que isto pode representar no contexto social. Este documentário leva a uma reflexão sobre o estereótipo do roqueiro metaleiro e sua desconstrução através de depoimentos afetivos e entusiasmados das mães que acompanham a evolução de seus filhos neste gênero musical, sempre tão estigmatizado.



Ficha técnica

Diretor: George Andreoni

Diretor de Arte: George Andreoni

Diretor de Fotografia: Karen Pedregal

Câmera: Karen Pedregal, George Andreoni, Mary Pimentel, Célia Gurgel, Carol Silva

Roteirista: Célia Gurgel

Produção: Pelicula 7

Editor: George Andreoni

Continuista: Carol Silva

Trilha Sonora Original: Vitoriano



Dia 7 de maio (quinta-feira)

Thrunda - A principal influência é o punk rock brasileiro dos anos 1980 e 90, e o anglo-americano dos anos 1970. Em 2007, lançou o primeiro CD demonstrativo intitulado "Punk Rock na Veia", contendo 10 faixas ultimamente divulgadas em eventos e publicações do gênero.

Clamus - Banda de thrash/death metal, promove a divulgação do novo CD "Frontière", cujo conceito gira em torno de diferentes fronteiras entre os estados artificial-natural, estranheza-corriqueiro, raiva-afeto, cantados em português, francês e inglês.



Acr.Doc

Vídeo Institucional da Associação Cultural Cearense do Rock (ACR), fundada em 1998. Tem o intuito de divulgar o trabalho da entidade, seus projetos, parcerias e a importância do desenvolvimento do cenário do rock cearense. Entrevistando colaboradores e beneficiados, pretende demonstrar a importância de investir em novos projetos direcionados a formação de uma consciência crítica da juventude.



Ficha Técnica Acr.Doc

Diretor e Diretor de Fotografia: Ribamar Neto

Diretor de Arte: Auristela Loft e Lucyanna Coelho

Diretor de Elenco: Auristela Loft e Lucyanna Coelho

Produtor de Locação e Figurino: Lindi Lima

Câmera: Ribamar Neto

Roteiro: Grupo Experimental

Produtor Executivo: Lindi Lima

Editor: Carlos "Rock" Gadelha e Ribamar Neto



Documentário - FORROZEIRO TODO

O documentário faz um recorte do universo forrozeiro de Fortaleza, mostrando um pouco do estilo e comportamento das pessoas que frequentam as festas de forró. Com imagens e depoimentos colhidos em casas de show, traçamos um breve perfil do vestuário, linguajar, condição social e, principalmente, das formas de aproximação entre homens e mulheres dentro do grupo.



Ficha Técnica

Direção: Rodrigo Monte

Fotografia: Glauber Peixoto e Renata Lima

Produção: Grupo Intranse

Roteiro: Leovigilda Bezerra e Rodrigo Monte.

Edição: Rodrigo Monte.



De 70 bandas brasileiras, só uma vai para a Alemanha

Ao todo, no Brasil estão sendo realizadas 14 seletivas, cada qual com cinco bandas participantes (total de 70 bandas concorrentes), em Belo Horizonte, Blumenau (SC), Brasília, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio Branco (AC), Rio de Janeiro, Salvador e em quatro cidades do Estado de São Paulo (Campinas, Ribeirão Preto, Santos e a capital).

Bandas nordestinas começaram a participar das Metal Battles em 2007, com a realização de uma seletiva em Salvador. Ceará e Pernambuco passaram a integrar o circuito roqueiro no ano passado (2008).

A única banda brasileira selecionada para se apresentar no festival concorrerá a um contrato com a gravadora de heavy metal alemã Wacken Records, durante o evento. Os integrantes da banda têm direito a passagens aéreas São Paulo-Hamburgo (ida e volta), traslados Hamburgo-Wacken (ida e volta) e hospedagens em três noites de hotel e três noites de acampamento.



Wacken Open Air (texto de Alexandre Cardoso, site de rock e metal Whiplash)

Durante 362 dias do ano, Wacken é uma pequena cidade no meio do estado de Schleswig-Holstein, norte da Alemanha, habitada por duas mil pessoas. Mas durante três dias em Agosto esse número aumenta para mais de 60 mil! O motivo? O Wacken Open Air, o mais tradicional festival de heavy metal da Europa, que anualmente atrai milhares de headbangers de todo o mundo, sedentos por uma maratona de bandas, das mais diversas vertentes do metal. E pode acreditar que você encontrará pessoas das mais diversas nacionalidades: alemães, italianos, espanhóis, portugueses, franceses, japoneses, americanos, canadenses, mexicanos e brasileiros.

A primeira edição ocorreu em 1990, quando era apenas um pequeno festival para bandas locais, com capacidade para pouco mais de mil pessoas. Os anos passaram, o evento cresceu, e em 1998 tornou-se o maior evento no calendário metálico europeu e teve mais de 70 bandas de toda a Europa, América e Oceania. Em 2006, o festival teve seus ingressos esgotados pela primeira vez em 17 anos, o que confirma o fato de o nome Wacken Open Air ter se tornado sinônimo de heavy metal.

A estrutura do evento fornece aos headbangers tudo o precisam: estacionamento, "camping" (inclusive com área para deficientes físicos), segurança, bombeiros, postos médicos, banheiros químicos e chuveiros, comidas e bebidas diversas, merchandising oficial do festival e das bandas, além de outros tipos de souvenirs. Há um campo de futebol para quem quiser bater uma bolinha e até um karaokê, que rola no "Headbanger's Ballroom" e é diversão garantida para quem se arrisca com o microfone.

O Wacken Open Air também possui uma área para o "Meet and Greet", onde são realizados, diariamente, encontros das bandas com seus fãs, que têm a oportunidade de pegar autógrafos, tirar fotos e bater um papo com seus músicos favoritos.

Há quatro palcos para shows no Wacken: o "Black Metal Stage", o "True Metal Stage" e o "Party Stage" são os maiores, onde acontecem os principais shows do festival, enquanto que o "W.E.T. Stage" recebe as bandas mais underground e também o "Metal Battle", uma competição onde bandas de diversos países (inclusive do Brasil) concorrem a um contrato com a Wacken Records, do grupo ICS-WOA.

Todos os palcos têm shows a partir das 11 horas da manhã. Sempre há uma banda para se assistir, já que a programação é seguida à risca: enquanto um show termina, outro já está começando, além daqueles que acontecem no mesmo horário e em palcos diferentes. Dessa forma, não faltam opções aos presentes. Muitas bandas escolhem a ocasião de tocarem no Wacken para gravar seus álbuns ao vivo.

Em 1990, foram 800 pessoas. Em 2006, foram 62 mil! Os números provam que o Wacken é um dos festivais mais aguardados tanto pelo público, pelas bandas e pela mídia especializada. E sem dúvida, hoje ocupa a lacuna deixada pelo tradicional Monsters of Rock nos anos 1980 e 90. O Wacken Open Air reúne o que há de melhor do heavy metal: grandes bandas (em quantidade e qualidade), ótimo público e acima de tudo, a diversão que todos procuram num festival.

Luciano Sá (assessor de imprensa do Centro Cultural Banco do Nordeste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.