domingo, 10 de maio de 2009

APM discute a reabilitação ortopédica

Em 23 de maio, o Departamento de Medicina Física e Reabilitação da Associação Paulista de Medicina (APM) promove uma discussão sobre as atualizações em pós-operatório ortopédico.  A idéia é avaliar as possibilidades de tratamento tanto para idosos quanto para os mais jovens, além de seus benefícios para pacientes e para a prática dos profissionais médicos.

 

As novas propostas de fisioterapia e de próteses utilizadas no processo de reabilitação serão alguns dos pontos explorados. De acordo com o dr. Eduardo de Melo Carvalho Rocha, presidente do Departamento, o aumento de acidentes e traumas graves implica em um número crescente de jovens que necessitam de tratamentos de reabilitação.

 

Procedimentos para fraturas por queda e cirurgias para tratamento de processos articulares degenerativos, classificados como lesões traumáticas ortopédicas acontecem geralmente com os idosos. Já as lesões ortopédicas múltiplas, como as resultantes de acidentes automotivos e também violência física, têm como principais personagens jovens do sexo masculino, informa a dra. Maíra Saul Arikawa, médica fisiatra do Serviço de Reabilitação da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

 

A reabilitação é sempre de caráter interdisciplinar e personalizada a cada paciente, abordando incapacidades motoras, cognitivas e dolorosas. Fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, abordagem psicológica, procedimentos médicos invasivos, acupuntura e educação física são algumas das terapêuticas.

 

"A duração do tratamento depende da natureza da lesão, do nível de prejuízo nas habilidades do indivíduo e da sua condição de readaptação à sociedade. O objetivo a ser alcançado no processo é sempre minimizar sequelas e promover a melhor recuperação da capacidade funcional", completa a dra. Maíra.

 

Atualização em Reabilitação no Pós-Operatório Ortopédico

Data: 23 de maio de 2009

Horário: das 8h às 16h
Local: Associação Paulista de Medicina
Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278 - São Paulo/SP
Informações: (11) 3188.4252 / eventos@apm.org.br

 

 

Assessoria de Imprensa
Acontece Comunicação e Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.