sexta-feira, 18 de setembro de 2009

SOCESP promove Semana do Coração no Vale do Paraíba

Exames preventivos e orientações à população e à classe médica estão na programação de quatro cidades

 

De 27 de setembro a 3 de outubro, as cidades de Tremembé, Guaratinguetá, Pindamonhangaba e São José dos Campos terão atividades preventivas gratuitas para a saúde cardíaca dos cidadãos. Realizada anualmente, a Semana do Coração é promovida pela Regional Vale do Paraíba da SOCESP (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo), em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, Departamentos de Medicina Preventiva das Cooperativas Médicas, escolas de enfermagem da região e centros de diagnóstico cardiológicos.

 

"É uma ação de caráter voluntário, comunitário e educativo. Ocorre em Pindamonhangaba desde os anos 80, tendo atendido desde então mais de 30 mil pessoas. O evento é, inclusive, cadastrado na Federação Mundial de Cardiologia como uma das atividades oficiais que ocorrerão pelo planeta", afirma o dr. Antonio Kobbaz Jr., diretor científico da SOCESP Vale do Paraíba.

 

A abertura acontecerá em Pindamonhangaba, com a tradicional caminhada comemorativa do "Dia Mundial do Coração". A atividade será seguida de exercícios para aquecimento, distribuição de camisetas e sorteio de bicicletas. Simultaneamente, Guaratinguetá realizará outra caminhada e uma corrida de cinco quilômetros.

 

Entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro, haverá atendimento ao público nas praças centrais de Pindamonhangaba e Tremembé. "Os grupos de enfermagem irão coletar dados para um estudo epidemiológico baseado nos principais fatores de risco cardiovascular das comunidades envolvidas", explica o dr. Kobbaz.

 

Os participantes terão os seus níveis de pressão arterial, índice de massa corpórea (IMC), glicemia e circunferência abdominal verificados, além de receber orientações nutricionais e materiais informativos sobre hábitos saudáveis. O mesmo serviço será prestado em São José dos Campos nos dias 30 de setembro e 1° de outubro.

 

"São exames que deveriam ser feitos uma vez ao ano, mas muitas pessoas não têm acesso ainda ou não sabem da gravidade de determinadas doenças. Vários ainda não sabem que as consequências do diabetes pode levar à morte por problemas cardíacos, por exemplo", afirma o dr. Carlos Expedito Leitão, presidente da SOCESP Vale do Paraíba.

 

Os esclarecimentos serão feitos também por meio de palestras direcionadas ao público leigo e o encerramento oficial será em São José dos Campos, no dia 3, com aulas voltadas à classe médica sobre os riscos cardiovasculares no idoso.

 

Programação

 

São José dos Campos

30/09 e 01/10

- Atendimento ao público/Coleta de exames

Local: Shopping Colinas

Av. São João, 2200 – Jd. das Colinas – São José dos Campos/SP

Horário: 12h às 20h

03/10

- Palestras científicas

Local: auditório do Novotel

Av. Dr. Nelson D´Ávila, 2200 - Vila das Acácias

Horário: 9h às 12h

 

Pindamonhangaba

27/09

- Caminhada

Local: Saída da Praça Monsenhor Marcondes (Centro)

Horário:9h30

28/09 a 02/10

- Atendimento ao público/Coleta de exames

Local: Praça Monsenhor Marcondes

Horário:9h às 17h

01/10

- Palestra para o público leigo "Tabagismo e o coração"

Local:Auditório Colégio Tableau

Rua Dr. Fontes Junior 403 – Centro.

Horário: 19h30.

 

Tremembé

28/09 a 02/10

- Atendimento ao público/Coleta de exames

Local: Praça Geraldo Costa (Centro)

Horário:A CONFIRMAR

01/10

- Palestra para o público leigo- A CONFIRMAR

Local: A CONFIRMAR.

Horário: 19h30.

 

Guaratinguetá

27/09

- Caminhada

Local: em frente ao Thermas Clube

Horário:8h

 

Acontece Comunicação e Notícias

www.acontecenoticias.com.br


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.