terça-feira, 8 de setembro de 2009

Evento estimula uso de fluidos refrigerantes alternativos a HCFC

Divulgação

Os fluidos refrigerantes usados hoje, no Brasil, nos sistemas de refrigeração de equipamentos como geladeiras e condicionadores de ar são os HCFCs (hidroclorofluorcarbonos). O uso desse gás foi uma opção da indústria brasileira para substituir o CFC, que teve seu uso proibido no País devido ao alto potencial de destruição da camada de ozônio. Agora, está em curso no Brasil a criação de um programa de eliminação dos HCFCs, que, apesar de menos ofensivos, são da mesma família dos CFCs e também atingem a camada de ozônio.

Em 2013 terá início a redução obrigatória no consumo dessas substâncias muito utilizadas pela indústria de refrigeração, ar-condicionado, solventes e extinção de incêndio, além de empresas que utilizam espumas em seus processos de produção ou como isolamento térmico, tais como construção civil, movelaria e calçados.

Essa proibição decorre de uma decisão adotada em setembro de 2007 pelas partes do Protocolo de Montreal sobre substâncias que destroem a camada de ozônio, do qual o Brasil é signatário.

Com o objetivo de preparar a indústria brasileira para essa realidade e apresentar alternativas ao uso dos HCFCs, o Ministério do Meio Ambiente está promovendo uma série de seminários em todas as regiões do País. Já foram realizados encontros nas regiões Sudeste e Nordeste e agora é a vez da região Sul.

No próximo dia 11, a partir das 8h30, será realizado em Porto Alegre o Seminário Difusão do Uso de Fluidos em Sistemas de Refrigeração e Ar-Condicionado. O encontro será no Hotel Deville, na Avenida dos Estados, 1.909 - Anchieta.

O público-alvo do seminário são fabricantes, empresas de manutenção e projetistas de sistemas de refrigeração que poderão disseminar em suas áreas de atuação as tecnologias apresentadas por especialistas que já atuam no mercado nacional e internacional com outros tipos de substâncias menos ofensivas à camada de ozônio.

Mais informações sobre o seminário pelo email ozonio@mma.gov.br.

Ascom MMA

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.