sábado, 19 de setembro de 2009

França é homenageada no Festival Internacional de Jazz em Ouro Preto

Quarteto Lafé Bémé e Paris Jazz Big Band apresentam-se no dia 20 de setembro em um evento oficial do Ano da França no Brasil
O Ano da França no Brasil será comemorado em grande estilo no Festival Internacional de Jazz em Ouro Preto – Tudo é Jazz – que será realizado de 18 a 20 de setembro na histórica cidade mineira. Em sua 8ª edição, o festival homenageia a França com uma programação especial no domingo (20), com a apresentação do Quarteto Lafé Bémé às 15h, e da Paris Jazz Big Band, a maior da França, às 21h. Os concertos serão gratuitos e serão realizados ao ar livre, no tradicional Largo do Rosário.
“O Ano da França no Brasil deseja mostrar quão múltipla e diversa são todas as manifestações artísticas francesas. O jazz é um grande exemplo e estes dois grupos vão mostrar ao público em Ouro Preto como o jazz também é francês”, destacou o diretor de Relações Internacionais do Ministério da Cultura, Marcelo Dantas. Ele destacou o intercâmbio promovido pela vinda dos dois grupos ao Brasil.
No festival, será lançado o projeto Ponto de Cultura do Alto da Cruz, no dia 20, às 13h, na sede da Banda do Alto da Cruz. O evento contará com a presença do prefeito de Marciac, na França, Jean-Louis Guilhaumon, e do prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo de Araújo, e uma apresentação do Quarteto Lafé Bémé.
O projeto irá oferecer equipamentos que ampliem as possibilidades do fazer artístico musical e recursos para uma ação contínua junto à comunidade do Bairro Padre Faria, ou Alto da Cruz, com foco na iniciação musical para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social e população de baixa renda, por meio de cursos, oficinas, workshops e master classes.
O Quarteto Lafé Bémé é composto de um clarinetista (Jean Dousteyssier), um pianista (Léo Jassef), um contrabaixista (Jordi Cassagne) e um baterista (Théo Lanau), que se conheceram quando cursaram a 5ª série do Ensino Fundamental no Colegio de Marciac. Atualmente, eles dão continuidade a seis estudos nos conservatórios de Bordeaux, Toulouse, Paris e La Haye (Holanda). Apaixonados pelo jazz, começaram pelo jazz tradicional e, posteriormente, a ele incorporaram alguns ritmos binários e sons elétricos próximos do rock, melodias e harmonias da música judaica Klesmer e composições livres (free jazz).
Já a Paris Jazz Big Band é dirigida por Pierre Bertrand e Nicolas Folmer e é constituída por dezesseis músicos entre os melhores solistas e artistas de jazz da França. Com um repertório de criação de Pierre Bertrand e Nicolas Folmer, a banda já teve seu nome associado a artistas tão influentes como Claude Nougaro, Diana Krall, Johnny Griffin, Richard Galliano, Louis Winsberg, Anne Ducros, Bireli Lagrene, Henri Salvador, Michel Legrand, Sacha Distel, Marc Berthoumieux, Peter Kingsbery, Jo-Ann Pickens e muitos outros.
O festival tem curadoria de Maria Alice Martins, com o apoio da Embaixada da França no Brasil e da CulturesFrance. O evento tem patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério do Turismo, Oi, Vale, Yamaha, Stella Artois, Cemig, governo de Minas, Prefeitura de Ouro Preto, American Airlines e V&M.
Serviço:
Festival Internacional de Jazz em Ouro Preto – Tudo é Jazz
20 de setembro
13h
Lançamento do projeto Ponto de Cultura do Alto da Cruz
Rua Resende, 108 – Bairro do Alto da Cruz
15h
Quarteto Lafé Bémé
Palco do Rosário
21h
Paris Jazz Big Band
Palco do Rosário
Os patrocinadores do Ano da França no Brasil ( http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br/) são:

Comitê dos patrocinadores franceses: Accor, Air France, Alstom, Areva, Caixa Seguros, CNP Assurance, Câmara de Comércio França-Brasil, Dassault, DCNS, EADS, GDF SUEZ, Lafarge, PSAPeugeot Citroën, Renault, Saint -Gobain, Safran, Thales, Vallourec.

Patrocinadores brasileiros: Banco Fidis, Banco Itaú, Bradesco, BNDES, Caixa Econômica Federal, Centro Cultural Banco do Brasil, Correios, Eletrobrás, Fiat, Gol, Grupo Pão de Açúcar, Infraero, Oi, Petrobras, Santander, Serpro.

Parceria e realização: TV5, Ubifrance, Aliança Francesa, CulturesFrance, Republique Française,TV Brasil, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Cultura, Governo Federal do Brasil, SESC, SESC SP.

Assessoria do Ano da França no Brasil:
Entrelinhas Comunicação

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.