Vazamento provocou emissão de gases ácidos para a atmosfera
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) multou a Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão, da Petrobras, em R$ 158,8 mil devido ao acidente ocorrido em 23 de setembro, com vazamento de gases ácidos (amônia, gás sulfídrico e cloreto de amônia) para a atmosfera. O incidente gerou mais de 120 reclamações, por odor incômodo, por parte dos moradores da cidade.
Segundo a Agência Ambiental de Cubatão da Cetesb, os gases ácidos foram emitidos para a atmosfera por volta das 22 horas daquele dia, proveniente de um vazamento provocado pela ruptura da junta de expansão de uma das linhas pertencentes à Unidade de Craqueamento Catalítico Fluído.
No local, os técnicos da agência constataram que os odores, com características ácidas e irritantes, eram intensos e haviam sido provocados pelo acidente ocorrido na unidade UFCC, que se encontrava parada há dois dias, para manutenção geral.
Segundo o gerente da Agência, Marcos Cipriano, além da multa, foram formuladas algumas exigências técnicas com prazos definidos para cumprimento, incluindo a recuperação da área afetada, bem como ações preventivas no sentido de evitar novos episódios semelhantes.
Da Cetesb
--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.