domingo, 2 de agosto de 2009

Programa radiofônico Cultura & Música comemora dois anos de existência e homenageia Luiz Gonzaga


FORTALEZA, 29.07.2009 - O programa Cultura & Música, exibido pela Rádio Universitária FM (107.9 MHz), de Fortaleza, às segundas-feiras, das 16 às 17 horas, comemora dois anos no próximo dia 6 de agosto. Na Internet, o programa pode ser ouvido ao vivo no site da Rádio Universitária www.radiouniversitariafm.com.br

Patrocinado pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB), o programa vem se consolidando como importante suporte para divulgação da agenda do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza, abordando temas relacionados à música, cinema, artes visuais, artes cênicas, literatura, cursos, oficinas, debates e espetáculos direcionados ao público infantil, além de divulgar a programação de outros equipamentos culturais da capital cearense.

Com formato dinâmico e original, o programa apresenta entrevistas e blocos com títulos sugestivos, evidenciando a produção cultural e artística da região Nordeste e suas interfaces com linguagens de outras regiões brasileiras e de outros países.

Além de divulgar a programação do circuito cultural fortalezense, o Cultura & Música distribui brindes de produtos culturais produzidos com apoio do Banco do Nordeste. O programa utiliza proposta de comunicação ágil e de imediata resposta por parte dos ouvintes, embasada na apresentação de quadros como:

* Arte em Conversa, composto de entrevistas com artistas e agentes da cadeia produtiva da cultura;

* Pelas Ruas Que Andei, veiculando músicas referentes à região Nordeste, enaltecendo seus lugares e festejos;

* Chão Sagrado, com o repertório de compositores nordestinos já falecidos e de relevância notória para a cultura musical da região;

* Música Para Ler, trazendo sugestões de livros abordando temas ligados à música;

* O Assunto É Cinema, enfatizando a programação de filmes do circuito alternativo, cineclubes, festivais de cinema e editais ligados à produção audiovisual;

* Pedra de Responsa, para divulgação de gravações antológicas, raras e de reconhecido valor estético; e

* Conexão Nordeste, criado em 2008 para marcar o primeiro aniversário do programa, funcionando como mostra do talento musical nordestino em sintonia com artistas de outros lugares do Brasil e do exterior.

O Cultura & Música destaca-se ainda pela veiculação de uma versão diferente do clássico Asa Branca a cada semana, configurando oportuna homenagem ao povo nordestino através da composição adotada como hino da região Nordeste.

A comemoração pelos 60 anos do primeiro registro de Asa Branca serviu de mote para criação do quadro Asa Branca 60 anos. Apresentado atualmente com o título Asa Branca, o quadro finaliza o programa destacando a antológica composição de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.

Ao completar dois anos de existência, o programa Cultura & Música - motivado pela proximidade da data com o dia 2 de agosto, no qual faleceu Luiz Gonzaga, o Rei do Baião - apresentará um programa especial em homenagem ao notável compositor e cantor nordestino, eleito o pernambucano do século XX, como forma de lembrar os 20 anos de sua morte.

O programa especial Cultura & Música do Rei do Baião será veiculado na próxima segunda-feira, dia 3 de agosto, e pretende mostrar a permanência e atualidade da voz e do repertório de Luiz Gonzaga, criado, em grande parte, com os parceiros Humberto Teixeira e Zé Dantas, configurando um cancioneiro presente de forma definitiva na história da música universal.

As comemorações pelos dois anos do programa Cultura & Música incluem ainda a criação do quadro Espelho Cristalino, no qual serão veiculadas duas versões da mesma canção, possibilitando ao ouvinte estabelecer comparações entre a gravação original e a releitura do cancioneiro nordestino feita por artistas de qualquer parte do mundo. No quadro, também serão mostradas releituras feitas por artistas nordestinos a partir do cancioneiro brasileiro e mundial.

O programa Cultura & Música vai ao ar toda segunda-feira, das 16 às 17horas, pela Rádio Universitária FM (107.9 MHz), e conta com produção e roteiro do cantor, compositor e produtor musical Calé Alencar.

A apresentação está a cargo dos jornalistas Aurora Miranda Leão e Nelson Augusto. O Cultura & Música conta com apoio da Casa da Memória Equatorial e é uma ação do Ambiente de Gestão da Cultura do Banco do Nordeste do Brasil.

Cultura & Música, seu encontro com a agenda cultural de Fortaleza.

Rádio Universitária FM
www.radiouniversitariafm.com.br

www.auroradecinema.com.br

www.nacaofortaleza.com

www.nelsons.com.br



Asa Branca

Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira


Quando olhei a terra ardendo

Qual fogueira de São João

Eu perguntei a Deus do céu

Por que tamanha judiação


Que braseiro, que fornalha

Nenhum pé de plantação

Por falta d'água perdi meu gado

Morreu de sede meu alazão



Inté mesmo a asa branca

Bateu asas do sertão

Entonce eu disse, adeus Rosinha

Guarda contigo meu coração


Hoje longe muitas léguas

Nessa triste solidão

Espero a chuva cair de novo

Pra mim voltar pro meu sertão



Quando o verde dos teus olhos

Se espaiá na plantação

Eu te asseguro, não chore não, viu

Que eu voltarei, viu, meu coração


Luciano Sá
assessor de imprensa do
Centro Cultural Banco do Nordeste

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.