quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Radioterapia no tratamento do câncer de mama

A Associação Paulista de Medicina (APM) promove, em 13 de agosto de 2009, por intermédio de seu Departamento de Mastologia, um debate sobre os benefícios e as novidades da radioterapia no tratamento do câncer de mama.

O evento contará com a presença de conceituados radioterapeutas, mastologistas e cirurgiões plásticos, moderados pelo Dr. José Ricardo P. Rodrigues, professor doutor e coordenador do Centro de Avaliação em Mastologia da Faculdade de Medicina de Botucatu.

Serão debatidos temas como o controle local do câncer envolvendo as mamas e cadeias linfonodais próximas, aplicação da radioterapia em metástase óssea para alívio da dor e aspectos importantes da radioterapia convencional comparada com a intraoperatoria.

"A radioterapia intraoperatoria utiliza um acelerador linear, que irradia tecidos da mama ao redor do tumor extirpado durante a cirurgia. O procedimento dura aproximadamente 10 minutos, o que é excepcional se compararmos aos 25 dias de tratamento com radioterapia convencional", esclarece o médico.

A radioterapia intraoperatoria é indicada em casos de tumores pequenos, sem comprometimento axilar, sem carcinoma ductal in situ e sem invasão angiolinfatica do tumor, em pacientes com mais de 45 anos. O objetivo principal é esterilizar as células malignas da área operada, uma vez que 85% de todos os tumores recidivam nas proximidades do tumor primário.

"Na radioterapia intraoperatoria, técnicas especiais são requeridas com proteção do local a ser irradiado com placas de chumbo, evitando-se comprometimento principalmente de pulmões e coração. Os resultados da radioterapia intraoperatoria são promissores e com o tempo sua avaliação poderá evidenciar a eficácia deste tipo de terapia".

Radioterapia no Câncer de Mama

Data: 13 de agosto de 2009

Horário: das 20h às 22h00
Local: Associação Paulista de Medicina
Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278 - São Paulo/SP
Informações: (11) 3188.4252 / eventos@apm.org.br

Acontece Comunicação e Notícias


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.