segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Exposição de fotos dos 400 anos do TJBA começa em Porto Alegre

 

A exposição fotográfica itinerante em homenagem ao IV Centenário do Tribunal de Justiça do  estado da Bahia (TJBA), promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o TJBA, será inaugurada em Porto Alegre (RS) nesta quarta-feira (19/08), às 18h. Ao todo 40 painéis fotográficos e objetos históricos retratam a trajetória dos 400 anos do Tribunal da Relação do Estado do Brasil, primeiro instalado no Brasil e nas Américas. As obras ficam expostas até o dia 29  deste mês  na galeria do Palácio da Justiça (Praça Marechal Deodoro, nº 55, térreo). A abertura da exposição será feita pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), Arminio José Abreu Lima da Rosa. A visita à exposição será gratuita e aberta ao público em geral, das 10 às 18h.

 

As fotos dos fotógrafos Gláucio Dettmar, do CNJ e Nei Pinto, do TJBA, retratam documentos históricos  e  aspectos arquitetônicos do Fórum Ruy Barbosa e de Salvador, além de um casamento coletivo realizado na capital baiana. "A ideia é fazer um recorte de alguns processos desses 400 anos da Justiça baiana, trazendo os aspectos históricos para os dias de hoje", explica Gláucio Dettmar. Entre os documentos retratados está a ata de reinstalação do Tribunal da Relação (antigo nome do TJBA), depois de mais de 25 anos sem funcionar por causa da invasão holandesa de 1624, além de um pergaminho em árabe relativo à revolta muçulmana dos malês e cartas de alforria e salvo-condutos para escravos.

 

A exposição retrata ainda urnas de votação, cinzeiros de prata e sinetas de convocação de desembargadores para as sessões plenárias desde o Brasil Colônia, assim como reproduções de quadros de Teixeira de Freitas e Ruy Barbosa. Um filme de época conta a história do Judiciário baiano desde sua instalação em 1609 até os dias atuais. A exposição já passou pelos  estados da Bahia e de São Paulo. No dia 3 de setembro, ela segue para Brasília e depois vai percorrer outras três capitais brasileiras além de passar por Lisboa, em Portugal, no mês de outubro.

 

Programação  da exposição itinerante 

 

Rio Grande do Sul - 19 a 29 de agosto

Distrito Federal - 3 a 17 de setembro

Minas Gerais - 23 de setembro a 2 de outubro

Lisboa (Portugal) - 13 a 28 de outubro

Pará - 10 a 20 de novembro

Maranhão - 25 de novembro a 11 de dezembro

 

MB/ SR 

Agência CNJ de Notícias 

Conselho Nacional de Justiça - Assessoria de Comunicação


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.