terça-feira, 4 de agosto de 2009

Ministro Gilmar Mendes está confiante no cumprimento da Meta 2

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilmar Mendes, disse nesta terça-feira (04/08)  acreditar no julgamento de todos os processos distribuídos até dezembro de 2005. "Estamos confiantes de que com o esforço de todos poderemos cumprir a meta", afirmou durante a abertura da 87ª sessão plenária  do CNJ. De acordo com o ministro, o estabelecimento da chamada Meta 2 foi necessário para contribuir com um novo plano de organização do Poder Judiciário.

 

As declarações do ministro foram dadas durante o discurso de apresentação do  Processômetro, que é o mecanismo de contagem e apresentação à sociedade dos números informados pelos tribunais referentes ao cumprimento da Meta 2. O  Processômetro está disponível no portal do CNJ ( www .cnj.jus.br) e será atualizado mensalmente. Os dados referentes  até o  mês de julho  somam  496.226 processos julgados.  Segundo o ministro,as informações dos tribunais  com base a janeiro de 2009,  relacionavam  4.952.781 processos  pendentes, entre os  distribuídos até dezembro de 2005 e não julgados. 

 

Dos 91 tribunais  brasileiros, quatro deles, todos trabalhistas, já atingiram a Meta 2: o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 11ª. Região, cuja jurisdição compreende os estados de Amazonas e Roraima; o TRT da 13ª. Região, com atuação no estado da Paraíba; o TRT 21, do Rio Grande do Norte; e o TRT 22, do Piauí. Nesse caso, o ministro Gilmar Mendes sugeriu que esses tribunais estipulassem "um plano B" para julgar os processos distribuídos até dezembro de 2006.Outros dois tribunais atingiram mais de 92% da meta, ou seja: julgaram quase todos os processos ajuizados até o final de 2005. Foram estes o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Acre e o TRE de Minas Gerais.

 

Os tribunais de  Justiça do Amazonas, Maranhão, Paraná e São Paulo ainda não repassaram as informações sobre o cumprimento da Meta 2 ao CNJ. A meta foi lançada em fevereiro, durante o II Encontro Nacional do Judiciário, e prevê o julgamento, ainda esse ano, de todos os processos distribuídos até dezembro de 2005.

 

EN/SR

Agência CNJ de Notícias 

Conselho Nacional de Justiça - Assessoria de Comunicação


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.