domingo, 30 de agosto de 2009

10º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

O Centro de Convenções Anhembi, em São Paulo, será palco do mais completo e importante evento voltado ao conhecimento científico e à prática médica: o 10º Congresso Brasileiro de Clínica Médica, que acontece de 16 a 18 de outubro de 2009. Paralelamente, acontece o 5º Congresso Internacional de Medicina de Urgência, o 1º Congresso Brasileiro de Medicina Paliativa e Dor, o 4º Congresso das Ligas Acadêmicas de Clínica Médica, a segunda edição do Simurgem (Curso de Simulação em Medicina de Urgência e Emergência) e o Curso de Medicina Ambulatorial.

 

Sob o tema central O Clínico como Integrador da Prática Médica, os eventos consagram os 20 anos da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), que atualmente contabiliza 13 mil associados. Com a perspectiva de receber cinco mil congressistas de todo o território nacional, promoverá treinamento em procedimentos e situações comuns nos atendimentos de urgência, inclusive com simulação prática.

 

Além disso, o 10º Congresso da SBCM contará com renomados especialistas internacionais, professores convidados a palestrar temas de grande relevância da prática clínica, com tradução simultânea. Nomes como Renato Delascio Lopes, diretor assistente do Programa de Fellowship do Duke Clinical Reserch Institute; Elaine Hylek, diretora da Divisão Clínica e de Pesquisa em Trombose e Coagulação da Universidade de Boston; Carlos Alberto Campanini, do Comitê Nacional de Emergências Cardiovasculares da Federação Argentina de Cardiologia; e Carlos D. Tajer, diretor da Sociedade Argentina de Medicina Interna Unidade de Cuidados Intensivos, Sanatório de La Providencia são alguns destaques da participação internacional.

 

"O nosso trabalho e a nossa política seguem as vertentes que todos os clínicos anseiam: lutar pela dignidade do profissional que exerce a Clínica Médica, fortalecer o ensino médico, garantir o humanismo na medicina, valorizar a relação médico-paciente, democratizar o conhecimento e lutar pela equidade do atendimento médico", pontua o prof. Antonio Carlos Lopes, que preside a SBCM e também o Congresso.

 

Cursos Pré Congresso

 

O congresso realizará a segunda edição do Curso de Simulação em Medicina de Urgênca (SimUrgen), além do Curso de Medicina Ambulatorial e de uma reedição do Curso de Atualização, focado no concurso para obtenção de Título de Especialista, direcionado aos médicos que atuam em pronto-socorros e UTIs.

 

Já o Curso de Medicina Ambulatorial, que contou com ótima participação de médicos de todo o país em 2008, abordará a medicina do dia-a-dia "desospitalizada", com uma abordagem ampla sobre diagnóstico e tratamento para as doenças ambulatoriais mais prevalentes. A coordenação é do diretor do Departamento de Medicina da Santa Casa de São Paulo, prof. Carlos Alberto da Conceição Lima.

 

A inscrição dá acesso às sessões científicas, à exposição comercial e de pôsteres, aos materiais oficiais do Congresso e ao certificado. Para mais informações, www.sbcm.org.br/brasileiro2009, ou pelo telefone (11) 3849-0379.

 

 

Eventos realizados pela SBCM

10º Congresso Brasileiro de Clínica Médica
5º Congresso Internacional de Medicina de Urgência
1º Congresso Brasileiro de Medicina Paliativa e Dor
4º Congresso Nacional das Ligas Acadêmicas de Clínica Médica

 

Data: 16 a 18 de outubro de 2009
Local: Centro de Convenções Anhembi

Endereço: Avenida Olavo Fontoura, 1209 - São Paulo - SP
Informações: (11) 3849-0379 / www.sbcm.org.br/brasileiro2009

 

Acontece Comunicação e Notícias

www.acontecenoticias.com.br


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.