sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Curso prepara médicos para realização de exame vascular

A Associação Paulista de Medicina (APM) inicia, em 15 de agosto, o Curso Continuado de Ecodoppler Vascular. Este é o primeiro de quatro módulos e terá como enfoque o exame de artérias carótidas, que são os vasos sanguíneos que levam sangue arterial do coração para o cérebro. Este exame é uma importante ferramenta para o diagnóstico de doenças vasculares e, especialmente, para a prevenção do Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame.

 

"O objetivo é proporcionar uma oportunidade de atualização em assuntos primordiais na área de ecografia vascular", afirma o coordenador do curso, dr. Ivan Casella. De acordo com ele, o ecodoppler vascular é o exame de imagem mais utilizado na investigação vascular, já largamente disseminado e disponível nos sistemas de saúde privado e público.

 

A realização do exame, no entanto, requer plena capacidade e atenção do profissional, que costuma encontrar dificuldades em compreender e interpretar o grande número de informações importantes que o ecodoppler de carótidas oferece ao médico.

 

"Quando realizado adequadamente por um examinador qualificado, o ecodoppler vascular é de grande acurácia na detecção das doenças carotídeas, principalmente estenoses. Apresenta, ainda, a vantagem de não ser invasivo e ter baixo custo", explica o dr. Casella.

 

Temas ainda pouco explorados, como stents carotídeos e análise da placa carotídea estão entre as novidades trazidas pelos palestrantes. O curso é direcionado a cirurgiões vasculares, angiologistas, radiologistas, cardiologistas, neurologistas e outras especialidades relacionadas à doença vascular cerebral extracraniana. 

 

Programação

8h: Estenose das Artérias Carótidas e Vertebrais: critérios atuais e aspectos práticos

9h: Análise da Placa Aterosclerótica Carotídea e sua importância nas decisões terapêuticas

10h: Avaliação Ecográfica dos Stents Carotídeos

11h: Doença Carotídea não Aterosclerótica e Doença Vertebral

 

Palestrantes:

Dr. Ivan Benaduce Casella – Médico do Serviço de Cirurgia Vascular do HC-FMUSP

Dr. Marcos Roberto Godoy – Médico do Serviço de Cirurgia Vascular do HSPE-FMO

 

Serviço

Data: 15 de agosto de 2009

Horário: 8h às 12h

Local: Associação Paulista de Medicina

Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 – 7º andar - São Paulo – SP

Informações/Inscrições: (11)3188-4281 / incricoes@apm.org.br

 

Acontece Comunicação e Notícias

ww.acontecenoticias.com.br


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.