domingo, 26 de abril de 2009

Notícias da Uniube

Dia 23 de abril de 2009

Centenário da Biblioteca homenageia Décio Bragança
Foto Divulgação
Décio Bragança defende que ler livros é mais importante do que estudar

Homenagem ao professor Décio Bragança integra a programação que comemora os 100 anos da Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães. Ele receberá a comenda em solenidade que será realizada na quarta-feira (29 de abril), às 19h, na Biblioteca, localizada na rua Dr. Alaor Prata, 317.

Em ofício, o prefeito de Uberaba, Anderson Adauto, comunica o professor sobre a sua indicação e o cumprimenta pela conquista do reconhecimento de seu trabalho em prol da educação na comunidade.

Décio, que é professor de Língua Portuguesa e Ética na Universidade de Uberaba (Uniube), não esconde a emoção de ser homenageado, especialmente durante as comemorações do centenário da Biblioteca. Partidário da teoria do educador Darci Ribeiro, Décio defende que a leitura de livros é mais importante do que o ato de estudar.

Natural de Itabira (MG), o professor Décio Bragança reside em Uberaba há mais de 40 anos e faz parte do quadro de docentes da Uniube desde 1978. Além de professor, Décio tem presença marcante como colaborador nas ações do Plano de Atenção ao Estudante (PAE), coordenado pelo professor Alan Carlos.

ExpoZebu foca sustentabilidade com trabalhos de universitários

Foto Divulgação
O professor Humberto Ritt e alunos da Uniube se responsabilizarão pela gestão do Projeto de Sustentabilidade ExpoZebu 2009

Alunos do curso de Engenharia Ambiental da Universidade de Uberaba (Uniube), dirigido pelo professor Humberto Ritt, e universitários de outras três instituições de ensino superior vão desenvolver projetos de sustentabilidade durante a ExpoZebu 2009, maior feira de zebuínos do mundo, que acontece de 28 de abril a 10 de maio, em Uberaba. Ritt explica que os alunos vão desenvolver trabalhos na área de reciclagem de resíduos, uso racional da água, compostagem de dejetos bovinos e gestão das ações de sustentabilidade.

Nesta quarta-feira (23/4), os professores do Instituto Federal de Educação Tecnológica (Ifet Triângulo), das Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu), da Universidade de Uberaba (Uniube) e Talentos Humanos se reuniram na sede da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) para definirem detalhes da participação dos estudantes na feira.

Ritt conta que a Uniube recebeu o convite formulado por Carlos Nogueira, coordenador do Projeto Sustentabilidade da ExpoZebu 2009. O trabalho, de acordo com o professor, envolve levantamento quantitativo de água utilizada, por exemplo, para o banho dos animais. A meta é criar alternativas para o uso racional dos recursos hídricos, ou seja, o trabalho voluntário dos alunos vai subsidiar o desenvolvimento de pesquisas. Segundo a ABCZ, no dia 1º de maio, haverá uma assembléia com os tratadores para orientá-los sobre a importância de utilizar a água de forma racional. Eles ainda receberão informações sobre como deverão fazer o recolhimento dos dejetos dos mais de três mil bovinos expostos no Parque Fernando Costa.

Posteriormente, os dejetos passarão pelo processo de compostagem para serem usados como adubo. A etapa da compostagem ficará a cargo dos alunos da Fazu. Já os alunos da instituição federal irão coordenar a parte de reciclagem de resíduos, que serão coletados durante a feira pelos integrantes da Cooperativa dos Catadores de Recicláveis de Uberaba. Ritt e os alunos da Uniube estarão envolvidos na gestão do Projeto de Sustentabilidade ExpoZebu 2009. O trabalho começa o trabalho no dia 28 de abril e será concluído no dia 10 de maio. Eles receberão certificados de participação.

Crea inaugura Núcleo Júnior em Uberaba
Foto Divulgação
Welison Vieira prestigia solenidade oficial de fundação do Núcleo Uberaba

Será nesta sexta-feira (24 de abril), a solenidade da fundação oficial do Núcleo do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-MG) Júnior de Uberaba, a partir das 19h, no anfiteatro 2D56, no Campus Aeroporto da Universidade de Uberaba (Uniube).
O convite é assinado também pelas coordenações do Crea-MG Júnior Regional do Triângulo Mineiro. Durante a cerimônia, haverá assinatura da ata de fundação do núcleo, que tem como coordenador Leabe Fernandes Eurípedes. Ele é graduando do curso de bacharelado em Engenharia Mecânica – Automação e Controle.

O evento contará com a presença do coordenador regional do Crea-MG Júnior no Triângulo Mineiro, Welison Vieira, graduando do curso de bacharelado em Engenharia Ambiental pela Uniube – Campus Uberlândia.

A criação do Crea-MG Júnior em Uberaba visa a promover aproximação entre o Conselho e a Uniube e, consequentemente, com os futuros profissionais do sistema Crea-MG. Paralelamente, é importante ressaltar que os alunos podem participar, gratuitamente, do Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro (IEATM). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ieatm@ieatm.org.br.

Relatório empresarial foi tema de palestra

O acadêmico de Administração, Fabiano Abrão, proferiu a palestra "Conheça a importância de um relatório empresarial para a sua área de formação", nesta quinta-feira (23 de abril), nos horários de 11h às 12h e de 18h às 19h, no anfiteatro da Biblioteca Central, no Campus Aeroporto da Universidade de Uberaba (Uniube). O público alvo envolveu alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Farmácia e Nutrição. A promoção foi do Programa Institucional de Atividades Complementares (Piac).

Rose Dutra
Assessoria de Comunicação
Universidade de Uberaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.