terça-feira, 21 de abril de 2009

Campanha de vacinação contra gripe começa neste sábado (25)


A 11ª campanha de vacinação contra a gripe para pessoas com mais de 60 anos, em Uberlândia, será aberta oficialmente neste sábado (25), e se estenderá até o dia 8 de maio, em todas as unidades de saúde, na praça Tubal Vilela, Terminal Central e Carrefour. Segundo a coordenadora do programa de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Aparecida dos Santos, o Município tem 57.841 idosos e a meta estabelecida pelo Ministério da saúde é de atingir 80%. "No ano passado ultrapassamos essa meta e vacinamos 91%. Nossa expectativa é mais uma vez ultrapassar esse percentual", disse a coordenadora.

A vacinação contra a gripe não tem custo e os idosos devem apresentar o cartão de vacinas. "Aquela pessoa que não tem o cartão pode se vacinar sem nenhum problema", informou Maria Aparecida Santos.

A campanha será estendida neste período aos idosos que estiverem internados, que vivem em asilos ou casas de repouso. Para os acamados em casa, a vacinação será feita a partir do dia 11 de maio. Os responsáveis por idosos acamados podem ligar no (34) 3215-7560, para agendar a vacinação domiciliar.

 

Sobre a gripe

 

A transmissão da gripe ocorre por via respiratória. Geralmente, as crianças e os idosos são os mais atingidos com o desenvolvimento rápido da doença. Em alguns casos, a gripe pode ocasionar até mesmo a morte.

A vacina contra influenza é contra-indicada para pessoas com hipersensibilidade severa a ovo, apresentaram alergias à dose anterior da vacina ou qualquer de seus componentes, tem doença neurológica em atividade e faz uso de corticóides em altas dosagens.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

 

 

Luis Antônio Figueira – 20/04/09
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600 – Uberlândia / MG. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.