terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Presidente Lula e ministro Patrus Ananias em São Paulo



Presidente Lula e ministro Patrus Ananias participam, em São Paulo, de Natal

de catadores de materiais recicláveis e população em situação de rua

 

       O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Patrus Ananias, participa nesta quarta-feira (23/12), na capital paulista, do 7º Natal da Vida e da Cidadania dos Catadores e da População em Situação de Rua. Patrus Ananias integrará comitiva presidencial e lançará o livro "Rua – Aprendendo a Contar", editado pelo Ministério com base na Pesquisa Nacional sobre a População em Situação de Rua realizada entre agosto de 2007 e março de 2008. Na ocasião, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinará o Decreto da Política Nacional para População de Rua.

       A programação da cerimônia, que será realizada entre 10h30 e 13h (horário de Brasília), na Quadra do Sindicato dos Bancários, prevê ainda apresentações culturais; entrega do Selo Amigo do Catador para o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Francisco Danilo Bastos Forte; e exibição de cenas do documentário "Topografia de um desnudo", de Tereza Aguiar. O filme aborda a história da matança de mendigos na década de 60 no Brasil. O evento será transmitido ao vivo pela NBR, a TV do Governo Federal.

       Organizado pelo Movimento Nacional de População em Situação de Rua (MNPR) e o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), além do Ministério, o evento conta com apoio de parceiros como Fórum Permanente de População de Rua; Pastoral de Rua; Prefeitura de São Paulo, entre outros órgãos e entidades.

       O livro "Rua – Aprendendo a Contar" busca qualificar a discussão iniciada com o lançamento dos resultados do I Censo e Pesquisa Nacional sobre a População em Situação de Rua. A publicação traz uma série de análises temáticas que demonstra o potencial de utilização dos dados coletados na pesquisa e artigos de especialistas sobre alguns dos recortes temáticos, tais como: saúde, gênero, urbanização e cidadania.

       Apoio do MDS – Desde 2006, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) co-financia projetos junto aos Municípios para desenvolver ações de inclusão produtiva para população em situação de rua e catadores de material reciclável. Em 2009, foram transferidos R$12,3 milhões para ações de apoio à organização desses segmentos, tais como capacitação, fortalecimento institucional e pesquisa. O MDS também promoveu dois encontros nacionais de população em situação de rua (2005 e 2009).

       Ainda no âmbito do MDS, o projeto Integração Socioeconômica dos Catadores de Materiais Recicláveis é resultado da articulação do Ministério, por meio da Secretaria de Articulação e Parcerias (SAIP), e o Fundo Multilateral de Investimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID/FUMIN). No valor de US$ 7,9 milhões, o projeto visa à inserção econômica da população em situação de vulnerabilidade e melhorar a geração de renda dos catadores e suas famílias, e tem beneficiado 12 mil famílias das regiões metropolitanas de Belém, Recife, Distrito Federal, Salvador e Aracaju.

       Junto com o Ministério das Cidades, o MDS coordena o Comitê Interministerial de Inclusão Social de Catadores de Materiais Recicláveis, criado por decreto federal em setembro de 2003. Em 2006, o Decreto nº 5.940 determinou a separação de resíduos recicláveis de órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta em benefício de associações e cooperativas de catadores de material reciclável. Para acompanhar o cumprimento do decreto e apoiar os órgãos públicos federais, o Comitê estruturou uma Secretaria Executiva, da qual o MDS também faz parte. 

SERVIÇO

Celebração do 7º Natal da Vida e da Cidadania dos Catadores e da População em Situação de Rua – Participação do ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias.

 

Data: 23 de dezembro de 2009 (quarta-feira)

 

Horário: 10h30 às 13h (horário de Brasília)

 

Local: Quadra do Sindicato dos Bancários – Rua Tabatinguera, 192, Centro – São Paulo (SP)

 

O evento será transmitido pela NBR, a TV do Governo Federal, que pode ser assistida pelos seguintes meios:

 

Site da EBC Serviços – acesse a página inicial (www.ebcservicos.ebc.com.br) e, no menu Veículos, clique em NBR. Em seguida, clique em Ao vivo (http://www.ebcservicos.ebc.com.br/veiculos/nbr/nbr-ao-vivo)

 

Via satélite (antena parabólica) – com base nos parâmetros a seguir:

Recepção Digital de Satélite:
Satélite: Star One C2
Posição Orbital do Satélite: 70°W
Polarização: Horizontal
Frequência: 3632
Padrão: DVB-S
SYMBOL RATE: 4.6875
FEC 3/4
PID DE VÍDEO: 0308
PID DE ÁUDIO: 0256
PID DE PCR: 8190

Recepção Analógica de Satélite:
Satélite: Star One C2
Posição Orbital do Satélite: 70°W
Freq.: 4030
Banda L : 1120
Polarização : Vertical

NET (cidades que captam o sinal da NBR):

 

Anápolis - GO

12

Belo Horizonte - MG

02

Blumenau - SC

19

Brasília - DF

13

Campinas - SP

06

Campo Grande - MS

09

Florianópolis - SC

19

Goiânia - GO

10

Indaiatuba - SP

06

Porto Alegre - RS

15

Ribeirão Preto - SP

07

Rio de Janeiro - RJ

04

Santos - SP

14

São José do Rio Preto - SP

07

São Paulo - SP

05

 

 

Sky TV: canal 146

 

OiTV (Rio de Janeiro): canal 696

 

Raquel Flores
ASCOM / MDS



--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.