quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Impulso: Contagem Decrescente em Copenhague

350.org/pt

Está crescendo por todo o mundo o impulso para uma mobilização MASSIVA durante as conversações de clima da ONU, no fim de semana de 11-12 de dezembro.

 

Quer aderir?

 

Começar um Vigília »

 

Juntar-se a uma Vigília »

Caros amigos,

 

Quando metemos mãos à obra para construir a 350.org, o nosso principal objetivo era pegar esse número tão importante e fazer dele um dos mais conhecidos do mundo.

 

O vosso trabalho tornou isso possível -  e se você puder organizar ou se juntar a uma vigília no fim de semana de 12 de dezembro, pode tornar isso ainda mais claro.

 

Clique aqui para marcar sua vigília no nosso mapa global: www.350.org/pt/vigil

 

Clique aqui para procurar no mapa uma vigília perto de você: www.350.org/pt/map

 

Estas vigílias, que estão agora sendo planejadas em cidades desde Nova Iorque à Nigéria ou ao Nepal, vão todas ter lugar exatamente no meio da conferência de clima de duas semanas em Copenhague. Esse fim de semana está se tornando um caso extraordinário de colaboração a nível global - com a participação de uma vasta coligação de organizações e indivíduos que atravessa as fronteiras nacionais e linguísticas. Juntos, iremos falar a uma só voz, para deixar bem claro que "O Mundo Quer um Verdadeiro Acordo" - um acordo com base nos dados científicos mais recentes e suficientemente forte para trazer o planeta de volta aos 350.

 

Esta semana vamos para Copenhague sem sabermos ao certo que resultados irão sair daquela conferência (embora seja claro que resultará menos do que necessitamos). Mas o que sabemos é que vocês criaram um fabuloso impulso em torno da meta dos 350, e sabemos tudo o que isso significa para o futuro do planeta e de tudo o que dele faz parte.

 

Pense nestes últimos dias:

 

Primeiro ouvimos Sua Santidade, o Patriarca Bartolomeu, líder espiritual de 300 milhões de Cristãos Ortodoxos - isto é um em cada 20 seres humanos. Ele estava falando a linguagem da fé - a profanação ambiental é um pecado, disse ele, e "350 é um ato de contrição". Muitos líderes de fés diferentes estão organizando eventos "Ecos de 350", no domingo, 13 de dezembro - visite www.350.org/pt/sounds para aderir a essa iniciativa inter-fés.

 

Mais tarde no mesmo dia, quase 800 dos zoológicos e aquários do mundo assinaram uma carta dirigida à conferência de Copenhague, exigindo uma meta de 350, caso contrário as suas jaulas vão se tornar o único lugar onde se pode ver a fauna mundial: nas suas palavras, "a ameaça das mudanças climáticas ao mundo natural é de tal modo severa que estamos a perder rapidamente os habitats adequados para estas espécies."

 

Este impulso está aumentando e crescendo: acabamos de saber que Oceana, uma maravilhosa ONG que se dedica à proteção dos mares no mundo inteiro, providenciou cartazes publicitários para a 350 e os colocou por toda a parte em Copenhague - os delegados não vão poder apanhar o metrô ou mesmo aterrizar no aeroporto sem ver o número. A nossa equipe avançada está já no local, e mais (exatamente) 350 dos nossos jovens de todo o mundo (achamos que é a maior equipe acreditada na conferência de Copenhague!) estão chegando a cada dia.  

 

O que nós precisamos que você faça é ainda mais força, para dar ainda mais impulso a este movimento.

 

Por isso, se você ainda não se inscreveu para organizar ou participar numa vigília à luz de velas no fim de semana de 12 de dezembro, por favor o faça. Vai haver uma grande vigília em Copenhague que nós estamos ajudando a organizar, nesse dia - mas o seu poder virá de saber que as mesmas luzes estão ardendo em todos os continentes, em todos os países, em frente de cada gabinete governamental.

 

Clique aqui para começar uma vigília e aqui para procurar uma à qual aderir: www.350.org/pt/vigil

 

A nossa batalha vai claramente ter de continuar, pelo ano novo e por aí em diante. Mas Copenhague é um momento demasiado importante para ser desperdiçado, e a força que vocês já acumularam com vosso trabalho duro nestes últimos 22 meses já ajudou a moldar a reunião.

 

Agora vamos dar outro empurrão.

 

Em frente,

 

Bill McKibben e a equipe da 350.org

 

 


350.org é uma campanha internacional de bases que tem por fim mobilizar um movimento global de clima, unido pelo mesmo apelo à ação. Disseminando um conhecimento das bases científicas e uma visão partilhada de uma política justa, procuramos garantir que o mundo crie soluções corajosas e igualitárias para a crise climática. 350.org é um projeto independente e sem fins lucrativos.

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.