domingo, 5 de setembro de 2010

Insônia é assunto de palestra aberta ao público na APM

Especialistas comentam os principais erros dos insones e dão dicas para quem sofre para pegar no sono 

 

A Associação Paulista de Medicina (APM) realiza, em 11 de setembro, uma palestra aberta ao público para portadores de insônia, familiares e demais interessados no tema.

 

A insônia é o distúrbio do sono mais comum. Estima-se que cerca de 25% dos adultos hoje tenham dificuldade para pegar no sono, ou mantê-lo por toda a noite.

 

Segundo o dr. Rubens Reimão, presidente do Departamento de Neurologia da APM, mesmo altamente prevalente, poucas pessoas que sofrem com o mal sabem que medidas simples podem melhorar os sintomas ou até mesmo evitá-los. Nos casos mais severos, ajuda médica pode ser necessária.

 

"É muito comum que portadores da insônia sofram por muitos anos e não procurem um tratamento ou o diagnóstico por não conhecerem a doença ou imaginarem que não há nada que possa ser feito", explica.

 

As causas variam entre os pacientes, e podem ser decorrência de depressão ou ansiedade, ou causada por maus hábitos antes de dormir, como o consumo excessivo de café ou outras substâncias estimulantes, especialmente à noite.

 

O quarto de dormir, orienta dr. Rubens, também pode interferir na qualidade do sono. "Locais muito barulhentos, iluminados e mal ventilados podem desencadear o distúrbio".

 

O tratamento varia de acordo com a causa. Nos casos mais graves, o médico pode indicar medicamentos. "Até alguns anos atrás, os medicamentos utilizados para este fim causavam dependência. Hoje em dia, com a evolução dos tratamentos, há opções com reduzido efeito colateral. Ainda assim, é muito importante que não sejam tomados por conta própria", destaca o especialista.

 

Manter regularidade no horário de dormir e de acordar, evitar consumo de álcool e cigarro, optar por alimentação leve e de fácil digestão à noite são algumas medidas que também podem colaborar com uma boa noite de sono.

 

A palestra ainda contará com a presença da dra. Rosana dos Santos, que abordará os efeitos da musicoterapia para relaxar e dormir melhor.

 

 

Palestra para portadores e familiares de insônia

Data: 11 de Setembro de 2010, sábado

Horário: 9h30 às 12h

Local: APM

Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 - São Paulo - SP

Inscrições: www.apm.org.br

Informações: 3188-4281

 

Laura Storni / Monica Kulcsar | Acontece Comunicação e Notícias 


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.