sexta-feira, 25 de junho de 2010

Projeto Sociocultural faz intervenção de grafite inédita em cidade do interior de SP.

Confira as intervenções de ontem:  

http://www.flickr.com/photos/fotografourbano


Neste fim de semana acontecerá em Rifaina (SP) à segunda etapa de intercâmbio cultural do projeto Encanta Vale www.encantavale.com.br

 

A primeira edição aconteceu em 2009 e contou com dança popular, batuque com o Grupo Viralatisse (maracatu), intervenção circense e grafite do projeto Causa Efeito e Cidade Aprendiz.

 

Nesta segunda fase do projeto seu idealizador Ernani Baraldi - que é filho de Rifaina - conseguiu parceria com consagrados nomes do grafite brasileiro. Na quinta-feira 24/06 as 9 h acontece palestra sobre historia do Grafite em São Paulo (capital mundial do grafite) com o artista ISE – que esta "na rua" desde 92, na seqüência os artistas Finok e Toes falam da atualidade e dos trabalhos realizados com a dupla Os Gêmeos.

 

A palestra acontece na Escola Henriqueta Rivera Miranda para alunos das oitavas série e ensino médio e é de graça, vale ressaltar que a apostila de arte do estado de São Paulo usa referência da arte do grafite da dupla Os Gêmeos - reconhecidos internacionalmente - e o qual ISE, FINOK E TOES pintam juntos.

Finok: http://www.youtube.com/watch?v=apOPgU18oW4

Ise: http://www.youtube.com/watch?v=oZTAh-5SlHA

 

O fim de semana continua com uma série de intervenções urbanas espalhadas pela cidade que contará também com a sensibilidade de duas respeitadas grafiteiras, Magrela e Sinhá

Magrela http://www.flickr.com/photos/magritcha

Sinhá http://www.flickr.com/photos/colchaderetalhos

 

As intervenções não param por ai, o projeto ainda contará com o artista Sola e Pique que utilizam suas intervenções para traduzir a essência do projeto e que a arte é sim instrumento de transformação.

 

Sola  http://www.flickr.com/photos/solaeacomediadavidaseca/

Pique (não disponível)

  

Sobre o projeto

 

O projeto Encanta Vale é uma miscelânea cultural que promove o encontro de vários artistas independentes que idealizam a cultura popular, manifestações urbanas e atividades do terceiro setor. O projeto consiste em, principalmente, fortalecer os aspectos culturais da comunidade promovendo intercâmbio de cultural .

OBJETIVO GERAL

Promover a cultura respeitando as seguintes premissas:

·         Diversidade:
Encontro de pessoas das mais diversas culturas e influências relacionadas aos manifestos de arte e cultura popular e socioambiental, interagindo com a singularidade da comunidade local.

 

·         Difusão: 
Oportunidade de divulgação do trabalho independente. Ampliar o mercado para os artistas e parceiros envolvidos, gerar uma rede de contatos e trocas, criar um elo para a consciência cultural e ambiental na comunidade.

 

·         Entretenimento e sustentabilidade:
Promover um evento diferenciado aos que acontecem na região, despertando interesse local nas influências que o projeto trará de São Paulo capital para, assim, constituir e programar atividades culturais relacionados às atrações, respeitando a sustentabilidade, propondo-se, a ser um meio de configurar a civilização e atividade humana, de tal forma que a comunidade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a 
biodiversidade
 e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.

 

Como?  Sendo um festival que é:

·         Ecologicamente correto;

·         Economicamente viável;

·         Socialmente justo;

·         Culturalmente aceito.

 

OBJETIVO ESPECÍFICO:

 

Divulgar, fortalecer e posicionar seus parceiros e artistas. Promover as expressões culturais independentes, populares e urbanas com diferentes linguagens artísticas, buscando a união delas com a comunidade local.

Ernani Baraldi

Produtor Cultural
Maracatu Bloco de Pedra
www.blocodepedra.com.br

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.