Confira as intervenções de ontem:
http://www.flickr.com/photos/fotografourbano
Neste fim de semana acontecerá em Rifaina (SP) à segunda etapa de intercâmbio cultural do projeto Encanta Vale www.encantavale.com.br
A primeira edição aconteceu em 2009 e contou com dança popular, batuque com o Grupo Viralatisse (maracatu), intervenção circense e grafite do projeto Causa Efeito e Cidade Aprendiz.
Nesta segunda fase do projeto seu idealizador Ernani Baraldi - que é filho de Rifaina - conseguiu parceria com consagrados nomes do grafite brasileiro. Na quinta-feira 24/06 as 9 h acontece palestra sobre historia do Grafite em São Paulo (capital mundial do grafite) com o artista ISE – que esta "na rua" desde 92, na seqüência os artistas Finok e Toes falam da atualidade e dos trabalhos realizados com a dupla Os Gêmeos.
A palestra acontece na Escola Henriqueta Rivera Miranda para alunos das oitavas série e ensino médio e é de graça, vale ressaltar que a apostila de arte do estado de São Paulo usa referência da arte do grafite da dupla Os Gêmeos - reconhecidos internacionalmente - e o qual ISE, FINOK E TOES pintam juntos.
Finok: http://www.youtube.com/watch?v=apOPgU18oW4
Ise: http://www.youtube.com/watch?v=oZTAh-5SlHA
O fim de semana continua com uma série de intervenções urbanas espalhadas pela cidade que contará também com a sensibilidade de duas respeitadas grafiteiras, Magrela e Sinhá
Magrela http://www.flickr.com/photos/magritcha
Sinhá http://www.flickr.com/photos/colchaderetalhos
As intervenções não param por ai, o projeto ainda contará com o artista Sola e Pique que utilizam suas intervenções para traduzir a essência do projeto e que a arte é sim instrumento de transformação.
Sola http://www.flickr.com/photos/solaeacomediadavidaseca/
Pique (não disponível)
Sobre o projeto
O projeto Encanta Vale é uma miscelânea cultural que promove o encontro de vários artistas independentes que idealizam a cultura popular, manifestações urbanas e atividades do terceiro setor. O projeto consiste em, principalmente, fortalecer os aspectos culturais da comunidade promovendo intercâmbio de cultural .
OBJETIVO GERAL
Promover a cultura respeitando as seguintes premissas:
· Diversidade:
Encontro de pessoas das mais diversas culturas e influências relacionadas aos manifestos de arte e cultura popular e socioambiental, interagindo com a singularidade da comunidade local.
· Difusão:
Oportunidade de divulgação do trabalho independente. Ampliar o mercado para os artistas e parceiros envolvidos, gerar uma rede de contatos e trocas, criar um elo para a consciência cultural e ambiental na comunidade.
· Entretenimento e sustentabilidade:
Promover um evento diferenciado aos que acontecem na região, despertando interesse local nas influências que o projeto trará de São Paulo capital para, assim, constituir e programar atividades culturais relacionados às atrações, respeitando a sustentabilidade, propondo-se, a ser um meio de configurar a civilização e atividade humana, de tal forma que a comunidade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.
Como? Sendo um festival que é:
· Ecologicamente correto;
· Economicamente viável;
· Socialmente justo;
· Culturalmente aceito.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
Divulgar, fortalecer e posicionar seus parceiros e artistas. Promover as expressões culturais independentes, populares e urbanas com diferentes linguagens artísticas, buscando a união delas com a comunidade local.
Ernani Baraldi
Produtor CulturalMaracatu Bloco de Pedra
www.blocodepedra.com.br
--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.