quinta-feira, 17 de junho de 2010

APM promove simpósio sobre câncer de mama e biologia molecular

Em 17 de junho, a Associação Paulista de Medicina promove um encontro voltado aos médicos mastologistas sobre o tratamento do câncer de mama, palestrado pelo vice-presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, dr. César Cabello e tendo como co-responsável o dr. Renato Torresan. O evento trará recentes estudos que relacionam a Biologia Molecular e a genética à prevenção do câncer de mama. Segundo o coordenador do evento e presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia dr. Ivo Carelli, o objetivo do encontro é atualizar os médicos e trocar experiências.

 

Isso porque, estes estudos têm auxiliado na prevenção primária do câncer de mama. "O objetivo é sempre fazer uma atualização para esses grupos de colegas que tratam dessa doença, para torná-los constantemente atualizados. Essa é uma das metas da Sociedade Brasileira de Mastologia", afirma dr. Ivo.

 

Segundo ele, o estudo da Biologia Molecular e Genética relacionada à doença surgiu no momento que médicos conseguiram identificar o caráter do tumor por meio das interações entre sistemas moleculares. Há alterações nos genes capazes de aumentar de forma significativa o risco da mulher desenvolver câncer de mama ao longo da vida (50-80%).

 

"Constatou-se que de 5% a 10% das portadoras da doença podem ter mutação genética. Assim, em uma família com alta incidência de câncer, pode-se verificar se uma filha ou irmã, por exemplo, também possuem mutação, aumentando o cerco à doença por meio de medidas preventivas. Ou seja, a genética seleciona a predisposição e o tipo de câncer e a biologia molecular detecta como vai evoluir uma paciente e os riscos", explica o especialista.

 

No Brasil a pesquisa de alterações genéticas em pacientes de alto risco ainda é rara e de difícil acesso à maioria das pacientes. As instituições públicas, em geral, não disponibilizam esse exame devido ao seu alto custo.

 

Simpósio de Mastologia

Data: 17 de junho de 2010

Horário: 20h às 22h

Local: APM

Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 - São Paulo - SP

Informações e inscrições: (11) 3188-4281

E-mail: inscricoes@apm.org.br

 

Acontece Comunicação e Notícias 


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.