segunda-feira, 21 de junho de 2010

Milton Nascimento é imortalizado na RockWalk Brasil - a “Calçada da Fama do Rock Brasileiro”

Foto: Divulgação


Nascido no Rio de Janeiro em 26 de outubro de 1942, o cantor e compositor Milton Nascimento, o 'Bituca', muda-se ainda criança para Minas Gerais.

Seus pais adotivos Josino e Lília Silva Campos, ela professora de música e ele dono de uma estação de Rádio, não imaginam que aquele menino de treze anos, que já canta em festas e bailes na cidade de Três Pontas, em Minas Gerais, seria um dia reconhecido mundialmente como um dos mais influentes e talentosos cantores e compositores da música brasileira.

 Ainda no interior de Minas e ao lado de Wagner Tiso, integra o grupo W's Boys.

Sua primeira canção "Barulho de trem" é gravada em 1962.

Em Belo Horizonte cursa Economia, e, tocando em bares e clubes noturnos, começa a compor com mais frequência; logo viriam "Novena" e "Gira Girou" (1964), ambas com Márcio Borges.

 

Dos encontros com os irmãos Borges, Marilton, Lô e Márcio, numa esquina das Ruas Divinópolis com Paraisópolis surgem os acordes e letras de " Cravo e Canela", "Para Lennon e McCartney", "Trem azul", "Nada será como antes", "Estrelas" e "Cais". Logo chegam Tavinho Moura, Flavio Venturini, Beto Guedes, Fernando Brant, Vermelho e Toninho Horta; estaria formado o lendário "Clube da Esquina".

Em 1972 a EMI grava o primeiro LP duplo "Clube da esquina 1".

 

O álbum é sucesso no mundo inteiro, e leva Milton Nascimento a gravar o disco "Native Dancer" com Wayne Shorter, em 1975, projetando Milton ao mercado norte-americano.

 

Milton Nascimento coleciona sucessos como "Maria, Maria", com Fernando Brant, e a interpretação de "Coração de Estudante" (Wagner Tiso), que se torna o hino do movimento político "Diretas Já", de 1984, e dos funerais de Tancredo Neves em 1985.

A "Canção da América" seria também o tema de fundo dos funerais de Ayrton Senna, em 1994.

 

O estilo musical de Milton pode ser classificado como Música Popular Brasileira, um mix de gêneros como música regional folclórica e bossa nova, além das fortes influências do jazz e de grandes expoentes do rock como os Beatles e Bob Dylan.

 

Com cerca de trinta e quatro discos gravados, Milton Nascimento também divide os microfones com um variado time de artistas como os hard-roqueiros do Angra, e os cantores Elis Regina (musa inspiradora para quem compôs inúmeras canções), Maria Bethânia, Gal Costa, Jorge Ben Jor, Caetano Veloso, Simone, Chico Buarque, Clementina de Jesus, Gilberto Gil, Beto Guedes, e os internacionais Paul Simon, Peter Gabriel, Herbie Hancock, Quincy Jones e Jon Anderson.

Milton Nascimento apadrinha a filha de Elis, Maria Rita, cuja carreira decola após sua participação no álbum "Pietá", onde canta três faixas.

 

Pela autoria e interpretação de belas e inesquecíveis canções, com sua voz suave e de afinação primorosa, além de seu total comprometimento com a arte, Milton Nascimento acaba de ser indicado pelo Comitê RockWalk Brasil na categoria principal "Músico", reconhecido por sua grande contribuição à história do rockandroll nacional, passando assim a figurar entre os mais respeitados nomes do grandioso acervo da música brasileira.

A cerimônia de captação e inclusão aconteceu durante a estada do cantor na cidade de Ribeirão Preto SP, no último dia 10 de junho, em sua suíte do Hotel Confort Inn.

 

AS NOVAS CAPTAÇÕES e a PROGRAMAÇÃO RockWalk Brasil

Outros 'monstros sagrados' da música brasileira já estão agendados para as próximas placas da RockWalk Brasil, como o tremendão Erasmo Carlos, Marina Lima, Os Incríveis, Casa das Máquinas, Biquíni Cavadão, Rádio Táxi, Made In Brazil, Os Jordans, Leo Jaime e Cachorro Grande,  entre outros, dando continuidade ao projeto RockWalk Brasil, um verdadeiro patrimônio brasileiro, cujo objetivo original é prestar o merecido tributo àqueles que ajudaram a contar a história do Rock And Roll nacional.

 

O projeto RockWalk Brasil, criação do empresário, músico e jornalista Marcio Mota, nasceu oficialmente em março de 2008, e acabou dando origem a outro megaprojeto do mesmo autor com a criação do Parque do Rock, um gigantesco Parque Temático que trará cinco palcos, Museu do Rock, Faculdade de Música e Artes Cênicas, um grande Shopping Center a céu aberto e vasta área verde com esportes radicais, além de um Camping, Hotel temático e mais de trinta atrações alusivas ao rock and roll.

A Calçada da Fama do Rock Brasileiro estará definitivamente 'concretada' no Parque do Rock a partir da inauguração da primeira fase, programada para o final de 2011.

 

Site oficial www.rockwalk.com.br    

 

Solange M Lima | MMPPress


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.