segunda-feira, 14 de junho de 2010

Por uma boa Copa - Distância correta da TV e penumbra para ver bem os gols do Brasil

Oftalmologista alerta para a relação de distância que deve ser mantida entre a tela da televisão e os olhos do espectador

Milhares de pessoas se preparam para assistir aos gols da Seleção Brasileira em maior formato e melhor definição de imagem, com as novas e modernas TV´s disponíveis no mercado. O oftalmologista André Rangel, do Hospital Santa Clara, alerta para a relação que deve ser observada entre o tamanho das telas e a distância saudável aos olhos do espectador.

O médico aconselha a levar em consideração a distância entre a TV e o torcedor. "O recomendável é uma distância de pelo menos cinco vezes a amplitude da tela. Menos do que isso pode causar desconforto", orienta.

Ele garante que mais do que torcer, o telespectador deve mesmo é piscar os olhos. "Quando estamos em estado de maior concentração assistindo TV, por exemplo, piscamos com menor frequência, logo a lubrificação do olho é prejudicada, causando desconforto", diz. 

Dr. André Rangel ainda recomenda uma pausa. "É recomendável descanso de 10 minutos a cada duas horas, ou seja, é bom parar no intervalo da partida para garantir uma boa visão nos últimos minutos". 

Posição

O oftalmologista também recomenda que a TV esteja posicionada na altura dos olhos. "A altura recomendável é a que não exige erguer ou abaixar muito a cabeça", finaliza.

Iluminação
Quanto à iluminação do ambiente, o médico diz que o correto é ajustar o contraste e brilho da tela em relação ao ambiente, pois uma grande diferença de contraste causará desconforto visual. Por isso, a penumbra é mais confortável aos olhos e recomedável para assistir televisão.

Lead Comunicação

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.