terça-feira, 4 de maio de 2010

Você está convidado a participar do III Fórum Liberdade de Imprensa & Democracia

 Discussão do fórum tem início no Dia da Liberdade de Imprensa


Pelo terceiro ano consecutivo, a IMPRENSA Editorial realiza o III Fórum Liberdade de Imprensa & Democracia, um espaço plural e aberto para o debate sobre a importância da liberdade de imprensa como garantia aos regimes democráticos.

O evento, que acontece em 1º de junho, em São Paulo, tem como objetivo estimular um diálogo entre profissionais, entidades de representação, professores, estudantes de comunicação e sociedade civil acerca da liberdade de imprensa no Brasil, na América Latina e no mundo.

Em comemoração ao Dia da Liberdade de Imprensa, decidimos compartilhar as visões de painelistas já confirmados para o fórum.

Ariel Palácios, correspondente internacional de O Estado de S. Paulo, comenta sobre os agentes que restringiam a liberdade de imprensa no passado. "Antigamente era fácil identificar os governos que tentavam limitar ou liquidar a Liberdade de Imprensa. Eram governos militares, ou civis totalitários, que assassinavam e torturavam jornalistas". E depois faz um contraponto com a atualidade. "Hoje, a Liberdade de Imprensa em todo o mundo vive em intermitente estado de risco. Mas, ao contrário de décadas atrás, hoje são governos de civis, eleitos nas urnas no Hemisfério Norte ou Sul, que tentam restringir a mídia por meio de mecanismos 'sutis' de censura, pressões econômicas e impedimentos legais".

Edney G. Narchi, vice-presidente executivo do CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), completa essa ideia, abordando as formas pelas quais a liberdade de imprensa é restringida. "A mais conhecida de todas é a pura e simples censura. Outra é a adoção pelo Estado de medidas administrativas e tributárias que impossibilitam o livre exercício das atividades jornalísticas, como exigências absurdas para concessão de canais de radiodifusão (ou sua renovação) e a imposição de impostos e taxas alfandegárias para importação de papel de imprensa". E afirma que, no Brasil, soma-se "a ameaça da redução compulsória dos investimentos publicitários, pela proibição/restrição da liberdade de anunciar de variados segmentos econômicos".

A discussão sobre a liberdade de imprensa está apenas começando.

As inscrições para o III Fórum Liberdade de Imprensa & Democracia são gratuitas e limitadas. Garanta o seu lugar e faça já sua inscrição.

Acompanhe as novidades. Siga o Fórum Liberdade de Imprensa & Democracia no Twitter - http://twitter.com/forum_liberdade


Sobre o evento

III Fórum Liberdade de Imprensa & Democracia

Realização: IMPRENSA Editorial
Data: 1º de junho de 2010
Local: Centro Cultural Fiesp - Ruth Cardoso
Teatro do SESI - São Paulo
Av. Paulista, 1.313
Cerqueira César

Painelistas já confirmados

• Ariel Palacios – correspondente internacional de O Estado de S. Paulo
• Claudio Santos – diretor geral de mercado nacional do Grupo RBS
• Demi Getschko - diretor-presidente do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação)
• Edney G. Narchi – vice-presidente executivo do CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária)
• Fernão Lara Mesquita – conselheiro e acionista de O Estado de S. Paulo
• Sérgio Dávila – editor-executivo da Folha de S.Paulo


Gisele Sotto
IMPRENSA Editorial

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.