terça-feira, 25 de maio de 2010

Joinville é a capital da dança no mês de julho

Festival de Dança de Joinville chega a sua 28ª edição em 2010 reunindo bailarinos e turistas de todo o Brasil e do exterior 

Entre os dias 21 e 31 de julho de 2010, bailarinos e turistas do Brasil e do exterior têm a cidade de Joinville como destino certo. O 28° Festival de Dança de Joinville promove uma profusão de artes no Norte de Santa Catarina. Considerado o maior evento do gênero no mundo pelo Guinness Book desde 2005, o Festival de Dança de Joinville recebe mais de cinco mil bailarinos. Ao total, mais de 220 horas de apresentações são realizadas em praças, hospitais, shopping centers, bairros, no Centreventos Cau Hansen e no Teatro Juarez Machado. Joinville é o mais importante pólo industrial de Santa Catarina, berço de grandes empresas, como Cônsul (atual Whirlpool), Embraco, Fundição Tupy, Tigre, entre outras.

Pelo Festival de Dança de Joinville já passaram grandes nomes da dança como Mikhail Baryshnikov, Cecília Kerche, Natalia Osipova, Andrey Bolotin, Deborah Colker, Carlinhos de Jesus e Ana Botafogo, além de importantes companhias do mundo como o Balé Bolshoi, da Rússia; o grupo Mazowsze, da Polônia; o Ballet Real da Dinamarca; o Balé Nacional de Cuba; e companhias nacionais como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Desde o ano 2000, Joinville é a sede da única Escola do Teatro Bolshoi fora da Rússia. Localizada no complexo do Centreventos Cau Hansen (palco principal do Festival de Dança), a escola tem mais de 230 alunos e já conta com sua própria companhia, a Cia. Jovem da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

Ao todo, o Festival de Dança conta com 13 atrações entre Mostra Competitiva e o Encontro das Ruas, sua vertente hip hop. Os bailarinos de 10 a 12 anos têm seu espaço no Meia Ponta. Espetáculos contemporâneos formam a Mostra Contemporânea de Dança e para atrair os olhares da população e turistas, os Palcos Abertos levam a arte para diversos locais da cidade.

Além do Festival de Dança em si, Joinville oferece muitas opções em gastronomia e entretenimento. Durante o dia um roteiro de museus e visita à sede da Escola do Teatro Bolshoi. Vale a pena conferir também a vida noturna da cidade, bastante movimentada durante o Festival. 

Principais atrações: 

Noites especiais de Abertura, de Gala e dos Campeões

Mostra Contemporânea de Dança

Mostra Competitiva – balé clássico, clássico de repertório, dança contemporânea, danças populares, jazz, sapateado e dança de rua

Meia Ponta – apresentações infantis

Feira da Sapatilha

Palcos Abertos

Cursos e oficinas e seminários

Encontro das Ruas

Passarela da Dança

Dança Comunidade

Rua da Dança

Visitando os Bastidores

Mais informações: www.festivaldedanca.com.br e www.turjoinville.com.br


Sandra Moser / Diogo Maçaneiro
Assessoria de Comunicação

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.