sexta-feira, 7 de maio de 2010

Memorial Darcy Ribeiro será novo espaço cultural em Brasília

Brasília 7 de maio de 2010 - O ministro da Cultura, Juca Ferreira, e o presidente da  Fundação Darcy Ribeiro, Paulo Ribeiro,assinam convênio de cooperação para construção do Memorial Darcy Ribeiro, que ficará no campus da Universidade de Brasília.
 
O evento será realizado no auditório do Ministério da Cultura, nesta segunda-feira, dia 10 de maio, às 10h.
O objetivo do memorial é oferecer um espaço de cultura e lazer de uso diverso para o público. O equipamento cultural contará com anfiteatro, auditório, salas de aula, sala de exposição, sala de informática, gabinetes de pesquisas, centro de documentação, cantina e biblioteca.
 
Memorial Darcy Ribeiro
O Ministério da Cultura está investindo R$ 8,5 mi na construção do edifício de dois andares de biblioteca, espelho d'água, salas de aula e climatizador natural. Haverá ainda um espaço para descanso e apresentações, batizado de beijódromo pelo próprio antropólogo, que ajudou na concepção do projeto em 1996, um ano antes de falecer.
O espaço terá dois mil metros quadrados de área e acolherá mais de 30 mil livros do responsável pela criação da Universidade de Brasília, Darcy Riberiro e da sua primeira mulher, a antropóloga Berta Gleizer Ribeiro. Além de documentos pessoais, como cartas trocadas com Oscar Niemeyer e o filósofo francês Jean-Paul Sarte; obras de arte brasileiras, como quadros de Portinari; e artefatos indígenas dos mais diversos.
Atualmente, a coleção fica na Fundação Darcy Ribeiro, no Rio de Janeiro, capital onde morava o pensador.
SERVIÇO:
Convênio de Cooperação - Memorial Darcy Ribeiro
Data: segunda-feira, 10 de maio de 2010
Horário e Local: às 10h, no auditório do Ministério da Cultura
Esplanada dos Ministérios, Bloco B, térreo
Brasília - DF

Marcelo Lucena / Susanna Scarlet 
Imprensa do Ministério da Cultura
--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.