terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Girolando terá mais exposições em 2010

A raça Girolando terá um número maior de animais em pista em 2010 devido à ampliação da quantidade de exposições ranqueadas pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. Entre as feiras que passam a integrar o calendário deste ano, estão a Emapa (Exposição Municipal e Agropecuária de Avaré) e a Expomonteiro. No ano passado, foram realizadas mais de 40 exposições da raça em todo o Brasil.

São Paulo- Considerada uma das exposições agropecuárias mais disputadas do Brasil, a Emapa vai abrir o circuito de exposições da raça em 2010. Será a primeira vez que o Girolando entrará na pista de julgamento da feira. A 45ª Emapa 2010 acontecerá entre os dias 27 de fevereiro e 14 de março de 2010 no Parque de Exposições Fernando Cruz Pimentel, em Avaré (SP) e será dividida em 2 turnos para julgamento de nove raças bovinas e cinco equinas.

A exposição ranqueada de Girolando será realizada no segundo turno da Emapa, que ocorrerá de 8 a 14 de março. A expectativa é de que 120 animais da raça sejam julgados nos dias 11 e 12. Haverá também o "Leilão da Raça Girolando", no dia 12 de março, às 20h, no Tatersal. Segundo os organizadores da 45ª Emapa, a feira contará também com a realização de outros sete leilões. Já em pista, a expectativa é de julgar cerca de 2.500 animais nos dois turnos.

Mato Grosso do Sul- Já os criadores da região Centro-Oeste estão se preparando para a EXPOGRANDE 2010, feira que irá ocorrer de 18 a 28 de março, na capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande. De acordo com o Núcleo de Criadores de Girolando de Mato Grosso do Sul, este ano haverá o 3º Torneio Leiteiro e a 8ª Exposição com Julgamento de Animais da Raça Girolando de Campo Grande. As fêmeas participantes do Torneio Leiteiro passarão por três ordenhas diárias entre os dias 21 e 24 de março, sempre às 6h, 14h e 22h.

Na pista de julgamento da EXPOGRANDE 2010, feira ranqueada pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, a disputa entre os animais da raça ocorrerá nos dias 25 e 26 de março, com início às 7h30. As inscrições de animais podem ser feitas no Núcleo.

A programação da mostra ainda inclui palestras técnicas com os temas "Melhoramento genético", "Produção leiteira" e "Sanidade e manejo de gado leiteiro". De acordo com o Núcleo de Criadores de Girolando de Mato Grosso do Sul, esses eventos têm por finalidades fomentar a pecuária leiteira no Estado e divulgar a importância e os atributos da raça Girolando, com enfoque para o melhoramento genético como forma de aumentar a produção e aprimorar as qualidades raciais dos animais.

Minas Gerais- No Estado mineiro, a primeira mostra da raça será a Exposição Agropecuária e Industrial de Passos, onde acontecerá a VIII Exposição Especializada da Raça Girolando. O evento será de 24 a 27 de março no Parque de Exposições Adolpho Coelho Lemos. As inscrições poderão ser feitas até o dia 15 de março. A entrada dos animais está marcada para os dias 23 e 24 de março. Os animais entram em pista no dia 27. Informações no Sindicato Rural de Passos.


Larissa Vieira
--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.