sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Agricultura familiar participa da Biofach pelo oitavo ano consecutivo

Em todo o mundo os orgânicos movimentam cerca de 26 bilhões de dólares ao ano. O país mais desenvolvido neste sentido é a Alemanha, onde 40% dos alimentos consumidos já são orgânicos, e a tendência é que este número aumente cada vez mais.

A expansão do mercado de produtos orgânicos no Brasil se reflete no crescimento da Biofach, a maior feira de orgânicos do Mundo que tem início nesta quarta feira na Alemanha. Neste ano a participação na feira apresentou aumento de 50% em relação a 2009, passou de 9 para 15 empreendimentos.

Para o diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Arnoldo de Campos, a agricultura orgânica pode ser a alternativa de renda de muitas famílias brasileiras.

O diretor do MDA reforça que este mercado está em crescimento em todo o mundo.

O aumento da demanda por produtos orgânicos faz com que cresça a produção. Mas mesmo com este aumento, o setor de orgânicos ainda é uma boas aposta para os agricultores familiares, como reforça o produtor rural Francisco Marcolino.

Dados recentes mostram que no Brasil, cerca de 80% dos 20 mil produtores orgânicos brasileiros são originários da agricultura familiar. O setor orgânico movimenta cerca de R$ 500 milhões ao ano. O mercado internacional também é muito promissor e hoje chega a absorver cerca de 70% da produção orgânica nacional.

Assessoria de Comunicação Social MDA/Incra
--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.