quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Agricultores familiares participam da BioFach 2010

Foto: Tamires Kopp

Pelo oitavo ano consecutivo, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) apóia a participação de agricultores familiares na BioFach, a maior feira de negócios do setor orgânico internacional. Ela será realizada na cidade de Nuremberg, na Alemanha, de 17 a 20 de fevereiro deste ano.

Agora em 2010, foram selecionados 15 empreendimentos (Veja lista no anexo) de quatro biomas e 11 estados do Brasil, que poderão abrir as portas para a comercialização de seus produtos no mercado internacional, gerando negócios para 2.237 famílias de agricultores.

Produtos como açúcar mascavo, rapadura, café, castanha-do-brasil, cacau em amêndoas, óleo de coco de babaçu, soja, erva-mate, arroz agulhinha, cachaça, doces e geléias são alguns dos produtos que serão negociados pelos empreendimentos dos agricultores. Todos os produtos orgânicos brasileiros presentes na BioFach têm certificação reconhecida na Comunidade Européia.

MDA

O Ministério será representado pelo diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria de Agricultura Familiar do MDA, Arnoldo de Campos. "É uma oportunidade muito grande para a agricultura familiar vender parte da sua produção, gerando renda e trabalho para estas famílias. Além disso, é um espaço de aprendizado, de troca de experiências. Você vê o que os outros países estão fazendo", diz.

Arnoldo destaca que o mercado de orgânicos está em crescimento em todo o mundo. "Hoje, o comércio de orgânicos vem crescendo e substituindo o produto convencional. Mesmo que o consumidor esteja retraído, sempre que pode, acaba trocando o produto convencional pelo produto orgânico, porque isso é uma questão de saúde, uma questão ambiental", afirma.

Oportunidades

Para a representante da Cooperativa dos Beneficiadores Artesanais de Castanha de Caju do Rio Grande do Norte  (Coopercaju), Rafaela Borges, participar de uma feira fora do Brasil é uma boa oportunidade para conhecer o mercado externo. A Cooperativa, situada na região da Serra do Mel, no Nordeste brasileiro, participará pela segunda vez da BioFach. "Hoje a gente está entrando em uma grande rede de supermercados na Itália", conta.

Já a Cooperativa dos Produtores Rurais Organizados para Ajuda Mútua (Coocaram), de Rondônia, fará sua estréia na feira. O representante da Cooperativa, Leandro Martins, espera aumentar a comercialização de café com a participação na BioFach 2010. Segundo ele, participar da feira contribuirá para a melhor remuneração do agricultor familiar. "Nós produzimos um produto de excelente qualidade, mas que a gente acaba comercializando no mercado interno por um preço que não agrega muito valor", diz. 

Desde 2003, o MDA já apoiou a participação de 40 cooperativas e associações de agricultores familiares de 15 estados brasileiros, o que propiciou negócios da ordem de U$ 16 milhões para cerca  de 15 mil famílias.

Serviço:

O quê: BioFach 2010
Quando: de 17 a 20 de fevereiro de 2010
Onde: Nuremberg,  Alemanha.

Assessoria de Comunicação Social MDA/Incra

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.